mulher segura celular com logo do pix
Shutterstock

O Banco Central (BC) informou na segunda-feira (29) que clientes da Unicred do Brasil tiveram dados pessoais vinculados a 174 chaves PIX vazadas em um incidente de segurança. De acordo com o órgão, foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Segundo o BC, as informações vazadas são de natureza cadastral, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta, dados que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Publicidade

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, comunicou a entidade.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente, ressalta o BC, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, concluiu.

Unicred se posiciona

Por meio de assessoria de imprensa, a Unicred enviou o seguinte posicionamento:

“A Unicred vem a público comunicar que três das suas Cooperativas foram vítimas de incidente malicioso de segurança, ocorrido entre os dias 6 e 7 de julho. As medidas adequadas para contenção foram imediatamente implementadas, tão logo se teve ciência do incidente. As contas potencialmente afetadas foram imediatamente bloqueadas para investigação interna, seus dados de login e senha foram resetados, e os seus titulares foram avisados.

Publicidade

Neste momento já é possível informar que a ação maliciosa não comprometeu dados sensíveis, não resultou em transações financeiras fraudulentas e não afetou as operações da Unicred. A Unicred lamenta qualquer inconveniente causado por este incidente, se coloca à disposição para maiores esclarecimentos através do endereço de e- mail [email protected] e reafirma o seu compromisso com a segurança e privacidade dos dados.”

Usuários da 99Pay têm chaves PIX vazadas

No início do mês, foi a vez dos usuários da 99Pay terem 39.088 chaves PIX vazadas com potencial exposição de dados, como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

Na ocasião, o BC descreveu o caso como incidente de segurança em razão de “falhas pontuais em sistemas”. Contudo, assim como no caso da Unicred, não foram expostos dados sensíveis, como senhas e saldos.

*Após a publicação, a Unicred enviou sua posição e a matéria foi atualizada.

VOCÊ PODE GOSTAR
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
Anderson, ex-Grêmio e Inter, recebeu R$ 14 milhões de roubo do Santander e tentou comprar bitcoin

Ex-jogador réu em caso de lavagem de dinheiro com Bitcoin tem prisão decretada por não pagamento de pensão

Há três anos, o ex-jogador Anderson, com passagens por Grêmio e Inter, virou réu no caso Gerdau/Santander por suspeita de participar de um roubo seguido de lavagem de dinheiro
moeda de Bitcoin em cima de globo terrestre e mundo

Brasil é o 10º país com maior adoção de criptomoedas em 2024, diz estudo

No índice global da Chainalysis, que classifica os 20 principais países em adoção, lideram Índia (1º), Nigéria (2º) e Indonésia (3º); veja lista completa
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita Federal dá 6 dicas para investir em criptomoedas de forma legal e segura

Receita Federal listou orientações de como investir em criptomoedas seguindo as regras da entidade