Imagem da matéria: Solana encontra solução para lentidão e apressa validadores a atualizar "o mais rápido possível"
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Em resposta aos crescentes problemas de congestionamento que afligem a rede Solana, a equipe Anza que se separou da Solana Labs no início deste ano lançou correções propostas na versão 1.18.11 de seu cliente validador.

Um cliente validador é um software especializado usado para alcançar consenso em blockchains de prova de participação (PoS), como Solana e Ethereum. O software permite que os validadores verifiquem transações, checando se elas estão em conformidade com as regras da rede e se o remetente possui fundos suficientes, antes de adicionar novos blocos à cadeia.

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Os problemas contínuos de congestionamento na rede Solana levaram os desenvolvedores a agir rapidamente. Embora otimizar clientes validadores seja uma solução, os desenvolvedores também estão analisando a otimização do uso de unidades de computação, implementando taxas de prioridade para melhorar as experiências dos usuários e explorando a Qualidade de Serviço (QoS) ponderada pelo stake para priorizar transações de forma mais eficiente.

Implantado inicialmente em uma rede de desenvolvimento, a Anza convocou os validadores da rede de testes para ajudar a testar o novo software para ver como ele aborda efetivamente os problemas de congestionamento.

Os problemas da Solana

O congestionamento na Solana tem sido atribuído principalmente a transações de spam, impactando significativamente as velocidades de processamento de transações e aumentando as taxas de falha de transações. A arquitetura única da rede, que processa transações diretamente sem uma mempool, complica ainda mais a questão.

Análises externas reforçam a gravidade dos problemas de congestionamento enfrentados pela Solana.

Relatórios recentes apontaram que o interesse dos investidores em memecoins da Solana levou a um aumento no congestionamento da rede. Esse congestionamento resultou em atrasos substanciais no processamento de transações e na comunicação entre nós, com dados no SolScan sugerindo taxas de falha de transações tão altas quanto 50% a 80%.

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A Fundação Solana tem sido proativa em reconhecer os problemas e a frustração dos usuários.

O chefe de estratégia da Fundação Solana, Austin Federa, twittou uma análise da situação na quarta-feira (10), observando que os problemas decorrem da implementação do protocolo QUIC e podem ser atribuídos a um problema conhecido que de repente piorou devido a uma “demanda sem precedentes”.

“Isso é, simplesmente, dívida técnica”, ele escreveu, acrescentando que a rede já superou problemas como este antes. “Cada decisão é uma série de compensações, às vezes você acerta, às vezes erra. Isso não é muito diferente do que a rede Solana passou no início de 2022 – quando a demanda ultrapassou a capacidade de vários sistemas.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

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