Sam Altman CEO da OpenAi e ChatGPT
Sam Altman, CEO da OpenAi (Foto: Shutterstock)

O CEO da OpenAI, Sam Altman, retornará ao conselho de administração da empresa após a conclusão de uma revisão interna das circunstâncias que cercaram sua polêmica demissão em novembro de 2023, anunciou a empresa na sexta-feira (8). A gigante da IA ​​também expandiu o conselho com três novos membros, em meio ao aprimoramento de sua estrutura e políticas de governança corporativa.

Altman foi abruptamente removido de seu cargo, provocando uma semana de drama na empresa de tecnologia que quase o levou a ingressar na Microsoft, investidora da OpenAI, antes de ser reintegrado como CEO junto com uma nova diretoria inicial que não o incluía.

Publicidade

“Concluímos por unanimidade que Sam e [cofundador] Greg [Brockman] são os líderes certos para OpenAI”, disse o presidente do conselho, Bret Taylor, no anúncio.

A revisão interna foi conduzida pelo escritório de advocacia WilmerHale e incluiu entrevistas com dezenas de indivíduos e uma avaliação de mais de 30.000 documentos, disse a OpenAI.

Citou também uma “quebra de confiança” entre o conselho anterior e Altman. Embora o conselho tenha agido dentro de seu critério, o relatório concluiu que a conduta de Altman “não exigia a remoção”.

“O conselho anterior acreditava na época que suas ações iriam mitigar os desafios de gestão interna e não previu que suas ações desestabilizariam a empresa”, escreveu WilmerHale. “A decisão do conselho anterior não surgiu de preocupações com a segurança do produto, o ritmo de desenvolvimento, as finanças da OpenAI ou suas declarações a investidores, clientes ou parceiros de negócios.”

Publicidade

Houve rumores de que Altman havia sido removido porque a pesquisa de IA da empresa havia feito uma descoberta potencialmente perigosa.

Novos membros na OpenAI

Enquanto isso, a OpenAI anunciou a escolha de três novos membros do conselho: Sue Desmond-Hellmann, ex-CEO da Fundação Bill e Melinda Gates; Nicole Seligman, ex-vice-presidente executiva e conselheira geral global da Sony; e Fidji Simo, CEO e presidente da Instacart. Eles se juntam aos atuais membros Adam D’Angelo, Larry Summers, Bret Taylor, e Sam Altman.

O conselho também fez alterações na estrutura de governança da OpenAI, incluindo novas diretrizes de governança corporativa, uma política de conflito de interesses fortalecida, uma linha direta de denúncia para funcionários e contratados e comitês adicionais do conselho focados na missão e estratégia.

A reintegração de Altman no conselho ocorre poucos dias depois de Elon Musk, que ajudou a fundar a OpenAI, entrar com uma ação judicial contra a empresa e seus líderes, acusando-os de violar acordos contratuais e abandonar a missão original de desenvolver IA para o “benefício da humanidade” em vez de lucro.

Publicidade

Em resposta ao processo de Musk, a empresa divulgou uma série de e-mails internos sugerindo que Musk também estava focado nos lucros.

“Se você não consegue competir seriamente, mas continua a fazer pesquisas abertamente, você pode de fato estar piorando as coisas e ajudando-os ‘de graça’, porque quaisquer avanços são bastante fáceis de serem copiados e incorporados imediatamente, em escala”, teria escrito Musk.

O regresso de Altman ao conselho e a expansão do seu número de membros ocorrem em meio a preocupações crescentes sobre o rápido desenvolvimento e os riscos potenciais da inteligência artificial.

Como uma das principais organizações de investigação em IA, a OpenAI tem enfrentado um escrutínio crescente sobre a sua governação, transparência e alinhamento com a sua missão declarada.

“Reconhecemos a magnitude do nosso papel na gestão de tecnologias transformadoras para o bem global”, disse Taylor.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Donald Trump ex-presidente dos EUA

Grupo de mídia de Donald Trump estuda comprar corretora de criptomoedas

Um acordo bem-sucedido com a Bakkt aprofundaria a entrada de Trump no mercado de criptomoedas
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 6 dias de entradas com saídas de US$ 400 milhões

Mesmo que o Bitcoin caia, “esperamos que os investidores vejam isso como uma atraente oportunidade de entrada, injetando nova liquidez”, diz analista
Brian Brooks posa para foto

Hedera (HBAR) dispara 29% com rumores de que Brian Brooks é cogitado para assumir SEC

O token HBAR disparou dois dígitos devido aos rumores de que o membro do conselho da Fundação Hedera, Brian Brooks, foi cogitado para suceder Gary Gensler na SEC
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”