Imagem da matéria: Agente do serviço de inteligência da França é preso por negociar informações secretas em bitcoin
(Foto: Pixabay)

Um policial da Agência de Inteligência da França (DGSI) foi preso na semana passada por negociar informações confidenciais do governo por bitcoin. De acordo com o site local Le Parisien, o agente pode pegar até sete anos de prisão.

Apesar de as autoridades ainda não terem encontradas evidências de ligação com terrorismo, a DGSI disse que o agente, cujo nome não foi divulgado por estar sob investigação sigilosa, contatou membros do crime organizado, além de pessoas economicamente interessadas ​​nas informações secretas.

Publicidade

O vazamento das informações ficou evidente pela primeira vez quando, ao desconfiarem do policial, investigadores foram autorizados a usar o código pessoal do suspeito (todos os agentes da DGSI possuem um) para rastrear suas buscas na internet com base no histórico.

Feito isso, a investigação concluiu que o vazamento das informações sigilosas originou-se das consultas nos arquivos pelo agente preso. Ainda de acordo com o jornal, o policial também estaria envolvido em falsificar documentos administrativos.

Logo em seguida, a rede criminosa que o agente negociava foi identificada e desmantelada pelo Órgão de Repressão à Imigração Irregular e de Apoio ao Emprego a Estrangeiros Ilegais (OCRIEST), um dos departamentos da Polícia Nacional Francesa. As negociações com bitcoin estariam ocorrendo na deep web.

Todas as informações contidas no bancos de dados do DGSI, assim como em qualquer agência de inteligência do mundo, são classificadas como “defesa secreta” ou “defesa confidencial” e o vazamento gera uma grande penalidade.

Publicidade

Agora, o agente, preso na cidade de Nanterre, capital de Hauts-de-Seine, pode pegar até sete anos de prisão e ainda ser multado e condenado a pagar até 100.000 euros, caso seja considerado culpado no tribunal.

A deepweb é considerada um ambiente propício a atividades criminosas, visto que os sites, bem como os usuários, não são reconhecidos no ambiente normal de internet. Os servidores são acessados através de softwares que criptografam todas as informações dificultando para a polícia a identificação de criminosos.

O caso que envolveu bitcoin com práticas ilícitas na deep web e que tornou-se um dos mais conhecidos no mundo, foi o da Silk Road, um site de vendas que intermediava negociações, dentre elas, de drogas ilícitas.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

VOCÊ PODE GOSTAR
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas
moeda de bticoi nsob nota de dólar

Token Runecoin da rede Bitcoin atinge alta histórica antes de listagem na OKX

A exchange centralizada OKX é a mais recente a adotar as Runes, realizando uma campanha de recompensas em Runecoin antes da listagem
Moedas de bitcoin empilhadas em formato de torre

Bitcoin pode se recuperar à medida que os investidores de “mãos de papel” fogem, diz Glassnode

Empresa de inteligência on-chain sugere que o mercado poderia estar “trabalhando na formação de um fundo local”
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum voltam a subir após taxas de juros permanecerem inalteradas nos EUA

Bitcoin e Ethereum voltam a subir após taxas de juros permanecerem inalteradas nos EUA

Bitcoin e Ethereum estão se recuperando após alguns dias difíceis que antecederam a decisão do Federal Reserve de não alterar as taxas de juros