Imagem da matéria: Receita Federal implementa mudanças na declaração de criptomoedas
Clientes poderão comprar Ethereum, Bitcoin e USDC no app da Magalu (Foto: Shutterstock)

A Receita Federal do Brasil anunciou nesta segunda-feira (18) um pequeno ajuste na sua plataforma de declaração de operações com criptomoedas, que segue a determinação da Instrução Normativa nº 1888/19.

O que vai mudar na prática será os campos numéricos que possuem casas decimais e que é preenchido pelo investidor ou empresa no momento das declarações mensais.

Publicidade

“Com o novo leiaute, esses campos terão tamanho maior e passarão a exigir o preenchimento da vírgula como separador entre a parte inteira e a parte não inteira”, diz a nota da Receita Federal.

A entidade explica que essa mudança foi necessária por conta do surgimento de criptoativos que “possuem valor individual muito baixo, cujas transações envolvem, em muitos casos, trilhões de unidades”. Aumentar o número de casas decimais, portanto, vai trazer mais precisão ao reporte dos contribuintes.

As modificações passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2024 e vão se aplicar às novas declarações, originais ou retificadoras, apresentadas a partir desta data.

Leia também: Entenda a IN 1888 e as mudanças na declaração de criptomoedas

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin recua com FUD de baleia das antigas, mas gráficos seguem otimistas

Bitcoin recua com FUD de baleia das antigas, mas gráficos seguem otimistas

Uma baleia de Bitcoin adormecida acordou e escolheu o caos — assustando traders nervosos com uma movimentação de US$ 8 bilhões. Mas os gráficos? Contam outra história
logo verde do robinhood com criptomoedas

Ações da Robinhood batem recorde após anúncio de nova blockchain e ações tokenizadas

A empresa obteve uma licença MiCA, permitindo oferecer negociação de ações tokenizadas aos clientes
Robert Kiyosak Pai Rico Pai Pobre no Instagram

Pai Rico revela que comprou Bitcoin a US$ 6 mil: “Deveria ter comprado mais”

Robert Kiyosaki acredita que mesmo um único satoshi hoje poderá parecer barato no futuro
ilustração de moeda da pump.fun

Pump.fun lança seu token PUMP no sábado, com airdrop “em breve”

Pump.fun lança ICO massivo do token PUMP no dia 12 de julho em grandes corretoras