A BitMEX, maior corretora de criptomoedas no mundo em volume, realizou uma pesquisa sobre ‘stablecoins’ (moedas estáveis) e destacou duas entre as mais populares, o BitUSD, da plataforma BitShares e o Dai, baseado no MarketDAO, para descobrir de quais mecanismos elas dependem para manter o seu preço estável. E um dos fatores percebidos após a análise foi o fator psicológico.
Neste aspecto, a empresa encontrou a razão de que o preço delas se mantém porque simplesmente as pessoas acreditam que elas não podem ser negociadas por qualquer outro preço — e que este sempre passará a ser o preço real.
A BitMex definiu, então, que os métodos usados para absorver a flutuação das stablecoins realmente não fazem nada e é o comportamento do público que mantém ‘estável o preço da criptomoeda estável’.
As stablecoins estão crescendo cada vez mais em popularidade e vêm ganhando força desde o ano passado. No entanto, parece que a maioria dos entusiastas de criptomoedas está tendo dificuldade em entender o seu conceito, que por sinal não é tão simples de entender.
Um dos fatores que pesam na hora de tentar achar uma razão para a adesão de um criptoativo do tipo ‘stablecoin’ é que a maioria dos projetos não está pronta para uso em grande escala.
Mas o que é uma stablecoin?
Em termos simples, é uma “criptomoeda que tem característica estável de preço”, como definido pelo executivo do Runa Capital, Nick Tomaino, ou, quase que da mesma forma “criptomoedas estáveis em preço”, conceito dado por Haseeb Qureshi, executivo do MetaStable Capital.
Já o site The Next Web as definiu como um tipo de criptomoeda que promete o melhor dos dois mundos – a independência e os aspectos descentralizados das transações blockchain e a estabilidade de preço dos ativos financeiros tradicionais, como ouro e moeda fiduciária.
Uma stablecoin normalmente está atrelado ao Dólar (USD), como o Tether, que é um criptoativo ligado a outro valor, que pode ser Dólar, Euro e Iene. Porém ele se torna centralizado e suscetível a ser encerrado pelas autoridades. O mesmo não acontece com as stablecoins.
Alguns projetos podem ser diferentes, como, por exemplo, ser ajustado conforme um índice de preço ao consumidor.
Nova stablecoin
A Circle, corretora de criptomoedas subsidiária do banco Goldman Sachs, vai lançar uma criptomoeda lastreada em dólares, similar ao Tether. Ela vai se chamar USDC ou USD Coin e será um token ERC20 construído no blockchain do Ethereum.
A empresa afirma que seu criptoativo será compatível com os regulamentos, o que vai proporcionar maior confiança para os investidores que queiram fazer retiradas quando lhes for conveniente.
No entanto, resta saber se a empresa vai conseguir cumprir essa promessa.
Muitos países têm trabalhado na regulamentação do mercado de criptomoedas, definindo regras que venham a permitir o comércio com as moedas fiat.
Entretanto, o desequilíbrio de conceitos sobre o novo mercado ainda assola a esperança daqueles que desejam a plena liberdade no uso de uma moeda descentralizada, como acontece na China, Índia, entre outros, que não veem o Bitcoin, por exemplo, como um bom negócio.
- Debata sobre esse e outros assuntos no nosso fórum: https://forum.prod.portaldobitcoin.com/