A startup da Web3 Ultra vai lançar seu marketplace de jogos Ultra no final deste mês, e a loja chegará com uma rara reviravolta: a capacidade dos usuários de revender jogos digitais que compraram, por meio de um mercado secundário.
Com lançamento previsto para 25 de abril, a Ultra Games é construída sobre a própria rede Ultra layer-1 da startup — uma bifurcação da blockchain EOS — que está em desenvolvimento desde 2018. Desde então, o Ecossistema gaming da Ultra expandiu-se gradualmente com produtos como a carteira Ultra, a plataforma de eSports Ultra Arena e o marketplace Uniq para NFTs.
A nova loja de jogos digitais para PC será lançada com cerca de 60 ou 70 títulos, disse a empresa ao Decrypt, incluindo jogos Web3 como Cards of Ethernity, Cross the Ages e MARS4. Mas também contará com jogos tradicionais “Web2” sem NFT ou elementos tokens, incluindo Lords of the Fallen, The Walking Dead: The Telltale Definitive Series e a série de jogos Syberia.
E, curiosamente, a Ultra Games permitirá que os jogadores revendam jogos comprados através do marketplace Uniq, graças aos direitos de licença tokenizados. Embora os estúdios de jogos possam optar por não participar deste programa, Nicolas Gilot, o CEO da Ultra, acredita que há uma boa razão para eles permitirem a venda secundária de jogos.
“Os produtores de jogos têm a oportunidade de alavancar [o mercado secundário]”, disse Gilot, explicando que os estúdios podem definir um período inicial de não revenda (por exemplo três meses após o lançamento), determinar um preço mínimo de revenda e escolher a porcentagem de royalties que recebe automaticamente.
“Você pode realmente ajustar todo o ciclo de vida de seus jogos”, acrescentou.
A Robot Cache, uma startup de blockchain cofundada pelo veterano desenvolvedor de jogos, Brian Fargo, também tem experimentado com um modelo de revenda de jogos digitais através do seu próprio token IRON. O marketplace Robot Cache lista alguns dos mesmos jogos que a Ultra Games oferecerá aos jogadores.
A Ultra Games está dando aos editores a liberdade de experimentar este novo modelo, mas há uma limitação notável: a taxa de royalties da produtora não pode ser superior a 70% do preço de revenda.
“Se o jogador não recebe muito [por vender um jogo], por que ele se importaria em vendê-lo?” Gilot disse ao Decrypt. “É uma pergunta para cada desenvolvedor. Por exemplo, se for a Rockstar [Games] para o Red Dead Redemption 3, então eles não fariam a mesma porcentagem que um desenvolvedor independente que está fazendo um jogo pela metade do preço.”
Novos modelos de negócio
Gilot disse que os desenvolvedores e Produtoras de jogos terão mais liberdade para experimentar seus modelos de negócios em comparação com as lojas de jogos digitais tradicionais — como a Steam, que proíbe os jogos Web3.
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Com os jogos sendo tokenizados, o recurso de prova de propriedade (proof-of-ownership) poderia ser usado por produtoras de games ou parceiros para distribuir descontos, itens exclusivos no jogo e muito mais.
Os jogos Ultra serão acessíveis a nativos não-Web3, o que significa que os usuários podem se inscrever com um e-mail e número de telefone. Elementos cripto (como o endereço da sua carteira) estão escondidos sob uma interface Web2-amigável, mas essa informação é acessível aos usuários, se for do interesse dele. A Ultra Games também não cobra taxas de gas de rede dos usuários para transações.
Além disso, Gilot disse que o Ultra Games foi projetado para apoiar iniciativas NFT de produtoras e desenvolvedores. Eles poderão lançar colecionáveis digitais chamados “Uniqs” que podem ser negociados de maneira semelhante às licenças de jogos tokenizados.
“Você pode criar alguns modelos de negócios legais em torno disso. Em vez de ser contra as pessoas que revendem, podemos abraçar esse novo modelo e se beneficiar dele ao mesmo tempo”, disse Gilot. “Você está fornecendo uma solução final melhor para os jogadores e ganhando com isso — e não apenas deixando dinheiro na mesa para hackers ou outros envolvidos no setor.”
Conexão entre games
Colecionáveis e ativos digitais já estão firmemente estabelecidos no modelo de negócios de jogos populares da Web2, como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), que viu vendas de itens individuais chegarem a mais de US$ 100 mil cada.
No entanto, esses ativos são tipicamente confinados a um determinado jogo ou plataforma, enquanto os ativos NFT de propriedade do usuário abrem a possibilidade de interoperabilidade entre jogos.
“Em termos de tecnologia, [um colecionável cross-game] é totalmente viável. Isso funciona muito bem se você for o mesmo desenvolvedor de jogos em vários títulos”, disse Gilot ao Decrypt, mas ele admitiu que “será extremamente complicado” navegar pela compatibilidade entre vários jogos entre vários fabricantes de jogos.
A Ultra Games está lançando esses recursos e capacidades no mundo ainda este mês, mas a verdadeira medida de sucesso será se os desenvolvedores de jogos os adotarão — e se os jogadores se interessarão.
Gilot acredita que os parceiros da indústria de jogos da Ultra — a gigante de jogos Ubisoft; a Atari, focada em cripto; e o jogo Web3 para metaverso The Sandbox — além das opções exclusivas de monetização atrairão os estúdios para esse novo formato.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
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