Imagem da matéria: Rússia bloqueia site de uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo
Foto: Shutterstock

O governo da Rússia passou a impedir que a população do país acesse o site da OKX, a terceira maior corretora de criptomoedas do mundo, segundo o ranking do CoinGecko.

A Roskomsvoboda, uma ONG que monitora a censura imposta na internet pelo governo russo, mostra que o IP da OKX foi adicionado à “lista negra” do Ministério Público do país na terça-feira (4), após decisão do gabinete do procurador-geral.

Publicidade
A plataforma Roskomsvoboda confirma o bloqueio do site da OKX na Rússia (Fonte: Roskomsvoboda)
A plataforma Roskomsvoboda confirma o bloqueio do site da OKX na Rússia (Fonte: Roskomsvoboda)

De acordo com o CoinDesk, o bloqueio do acesso ao site da OKX em território russo também aparece no banco de dados da Roskomnadzor, a agência russa que controla a internet do país.

O veículo, no entanto, não conseguiu encontrar a decisão do governo que impôs restrições ao site da corretora. Até o momento, a equipe da OKX também não se manifestou para dar mais detalhes sobre o que motivou o seu bloqueio no país.

O site da agência governamental Roskomnadzor informa que bloqueios a sites da internet seguem as determinações do artigo 15.3 da lei federal sobre Tecnologias e Proteção da Informação, que visa impedir o acesso da população a sites que promovem “atividades extremistas e informações sobre organizações proibidas na Rússia”.

Ao Coindesk, o fundador da ONG Roskomsvoboda, Artem Kozlyuk, sinaliza que a censura na internet pelo governo russo é comum e que, muitas vezes, nem mesmo os proprietários dos sites sabem o fizeram de errado para sofrer o bloqueio.

Publicidade

As criptomoedas na Russia

Em julho deste ano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou uma lei que proíbe criptomoedas, como o bitcoin, de serem usadas como meios de pagamentos no país. Com a lei em vigor, as instituições financeiras que atuam no país estão obrigadas a recusar transações onde seja possível utilizar ativos digitais como “substituto monetário”.

A proibição aconteceu um mês depois de o Parlamento da Rússia, conhecido como Duma, aprovar em primeira votação o projeto de lei que estabelecia as novas obrigações.

A movimentação para criar novas barreiras para o avanço das criptomoedas na Rússia começou no início deste ano, quando o Ministério das Finanças enviou ao governo uma proposta de regulamentação do setor.

O ponto central do texto era impedir que ativos digitais fossem usados por russos para adquirir bens e serviços no país. Apesar disso, a lei não proíbe o uso de criptoativos como instrumentos de investimento, nem sua negociação em corretoras.

Publicidade

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil
Cornelius Johannes Steynberg, do MIT, em vídeo no Youtube

Morre sul-africano preso no Brasil por aplicar golpe de R$ 5 bilhões em criptomoedas

Cornelius Johannes Steynberg foi enterrado na quarta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, em Goiânia
Imagem da matéria: Empresa de Jack Dorsey vai investir 10% do seu lucro em Bitcoin todo mês

Empresa de Jack Dorsey vai investir 10% do seu lucro em Bitcoin todo mês

Anúncio de Jack Dorsey ocorreu em meio ao resultado trimestral da Block, que surpreendeu o mercado com um lucro de US$ 472 milhões
bitcoin, trade, investimento

Domínio da Binance em negociação de Bitcoin cai de 81% para 55%, aponta pesquisa

Relatório da Kaiko diz exchanges menores como Bybit e OKX ganharam impulso no mesmo período