Bill Harris, o primeiro CEO do PayPal e chefe da Personal Capital, disse que o Bitcoin é a maior fraude da história em um artigo publicado na última terça-feira (24) no site Recode.
“Estou cansado de dizer: Tenha cuidado, é especulativo, é jogo, é uma bolha. Ok, eu vou dizer: Bitcoin é uma farsa”
Harris, que também foi CEO da Intuit inc., empresa americana de programas de computador, foi além na descrição da criptomoeda. Ele argumenta que o Bitcoin é um esquema colossal de pump-and-dump, do tipo que o mundo nunca viu.
O executivo critica as três mais importantes premissas debatidas desde a criação do Bitcoin.
“Entusiastas alegam que a criptomoeda é valiosa como (1) um meio de pagamento, (2) uma reserva de valor e (3) possui valor intrínseco. Nenhuma dessas afirmações é verdadeira”.
Harris alega que o Bitcoin não é aceito como forma de pagamento em quase lugar nenhum e se torna mais inútil se considerar que em apenas um dia ele esteja sofrendo uma volatilidade de 10%.
Ele ressalta que a criptomoeda pode ser útil em apenas uma situação: em um cenário muito específico e que este não disponha de uma outra forma de pagamento.
“Criptomoeda é mais adequada para uso em atividade criminosa. Além disso, mesmo os usuários regulares estão desrespeitando a lei, pois evitam de pagar impostos”, escreveu.
De acordo com Harris, o Bitcoin se torna indesejável como uma reserva de valor justamente pela volatilidade do preço. Ele também diz que as exchanges que comercializam criptomoedas são menos confiáveis que bancos e corretoras tradicionais.
No entendimento do antigo CEO, um Bitcoin não tem valor intrínseco. Só tem valor se as pessoas pensarem que outras vão comprá-lo por um preço mais alto. Ele compara esta situação com a ‘Greater fool theory’ — a teoria do tolo.
Harris dá um exemplo de uso da criptomoeda ‘sweatcoin’, um token que pode ser trocado com equipamentos de treino. Ele diz que isto é a mesma coisa dos cupons online ou pontos de fidelidade que, em sua opinião, são muito melhores para efeito promocional.
Por valor intrínseco, o executivo cita o Dólar, a Libra, o Euro e o Renminbi como completos nos três quesitos, meio de pagamento, reserva de valor e valor intrínseco.
O ponto chave no artigo de Bill Harris é sobre o valor do Bitcoin, no qual ele sugere desmistificar o conceito da criptomoeda mais famosa do mundo que a comunidade contempla como uma forma de valor digital resistente à censura, a ataques e com sistema monetário apolítico.
Os críticos estão livres para argumentar que o bitcoin tem excesso de valorização a qualquer momento, mas dizer que o Bitcoin não tem valor algum, ainda será assunto a ser discutido por muito tempo.
Leia também: Bitcoin Sofre Pequena Queda; Criptomoedas Operam em Baixa
BitcoinTrade
BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br