Imagem da matéria: Talibã prende traders e fecha negócios para reprimir criptomoedas no Afeganistão
Foto: Shutterstock

O Talibã, grupo político e religioso radical que comanda o Afeganistão, prendeu treze traders de criptomoedas que não cumpriram com o banimento da atividade imposto pelas autoridades. As informações são do portal Bloomberg. Segundo a reportagem, a população do Afeganistão começou a comprar criptomoedas com mais intensidade para que o Talibã não tenha controle sobre seus bens.

Segundo Sayed Shah Saadaat, policial chefe da unidade de investigações da cidade de Herat, foram presas trezes pessoas e a maioria liberada após pagamento de fiança.

Publicidade

Além disso, mais de vinte empreendimentos ligados a criptmoedas foram fechados em Herat, que é a terceira maior cidade do país.

“O Banco Central [do governo controlado pelo grupo] nos deu uma ordem para interromper todas as operações, pessoais ou comerciais, usando moedas fraudulentas como o Bitcoin”, disse Saadaat para a Bloomberg.

Criptomoedas e o Talibã

Dados publicados em agosto do ano passado pela plataforma de análise cripto Chainalysis mostravam que o Afeganistão estava em 20º lugar dentre 154 países na adesão geral das criptomoedas.

Se fosse desconsiderado o volume negociado em plataformas de ponto a ponto, o Afeganistão subia para o sétimo lugar.

Naquele mesmo mês de agosto, o Talibã obteve controle total do país, provocando um colapso econômico e fazendo com que algumas pessoas sugerissem que criptomoedas poderiam se tornar ainda mais importantes no país como forma de combater a inflação e o controle exercido pelo grupo.

VOCÊ PODE GOSTAR
grande moeda de bitcoin e pessoas em baixo

Manhã Cripto: Bitcoin se consolida em US$ 107 mil e ETFs registram 13 dias seguidos de entradas

A maioria das entradas nos ETFs de Bitcoin é impulsionada por investidores de longo prazo com foco em fundamentos, e não por traders de curto prazo
ilustração correlação entre ouro e bitcoin

Hashdex vai lançar ETF que combina ouro e Bitcoin na B3

A gestora brasileira Hashdex se juntou à Buena Vista Capital para lançar um ETF de Bitcoin e Ouro para proteção contra tempos de incerteza econômica
celular com logo da coinbase com graficos no fundo

Ações da Coinbase disparam 40% no mês e fecham no maior nível da história

A COIN está em alta ultimamente, subindo quase 24% apenas nas últimos cino pregões e 40% no mês
celular mostra log do Fed,ao fundo busto de Jerome Powell desfocado

“É algo muito positivo”: presidente do Fed apoia projetos de lei sobre cripto nos EUA

Jerome Powell indicou que os EUA se beneficiariam com regras mais claras para o setor cripto