A Coreia do Sul pode anunciar, ainda neste semestre, regras para a tributação das criptomoedas. É possível que o Ministério das Finanças anuncie a nova estrutura até o final de junho e inicie as cobranças no próximo ano.
O país considera a possibilidade de cobrar impostos sobre o ganho de capital obtido nas transações com criptomoedas, além de estudar outras formas de tributar o nicho das moedas digitais.
“Para tributar a receita proveniente de uma transação em moeda digital, é necessário alterar a lei de imposto de renda para adicioná-la [à categoria de] objetos tributáveis”, acrescentou a reportagem do portal CCN, que cita o veículo local coreano Financial News.
Ainda de acordo com a publicação, uma divisão do governo deve apresentar uma proposta para revisar a lei tributária na Assembleia Nacional em agosto. Com isso, abre-se o caminho para que a cobrança dos impostos passe a vigorar em 2019.
O Ministério da Tributação da Coréia do Sul vem estudando abordagens de taxação tomadas por outros países e enviou equipes para nações como Japão, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Métodos para tributar criptomoedas
O plano de tributação coreano não é novidade. Conforme lembrou a reportagem do Cointelegraph, o vice-primeiro ministro da Coreia do sul, ao lado do ministro das finanças, já haviam anunciado, em dezembro passado, que o país estudava métodos para tributar as criptomoedas. Mais recentemente, em janeiro, o governo anunciou que as exchanges deveriam seguir as leis tributárias do país, pagando uma taxa de 22%, além de 2,2% sobre ganhos.
De acordo com o canal Fuji News Network (FNN), citado pelo Cointelegraph, o governo coreano também estabelecerá uma “regulamentação monetária digital em grande escala” após as eleições locais em 13 de junho.
Além disso, a FNN acrescenta que o Ministério das Finanças realizará uma conferência internacional sobre criptomoedas realizada em Seul em 14 de junho, exatamente um dia antes de os membros do G20 se encontrarem para uma nova sessão de debates sobre os rumos do sistema financeiro internacional.
Leia também: Intel Revela Plano Para Criar Acelerador de Mineração
BitcoinTrade
BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br