Imagem da matéria: “Transações com Criptomoedas São Taxáveis”, Avisa Receita Federal dos EUA
Governo americano está de olho nos contribuintes (Foto: Imran Ali)

A Receita Federal dos Estados Unidos (IRS) publicou na sexta-feira (23) em seu site oficial uma nota referente às transações realizadas em criptomoedas. O lembrete alerta para que o contribuinte não deixe de declarar no seu imposto de renda todas as operações que foram efetuadas usando moedas digitais.

O IRS lembra também que contribuintes que não informarem adequadamente as transações em criptomoedas poderão sofrer consequências como auditoria seguida de multas e juros.

Publicidade

E tem mais. Aqueles que lidam com grandes quantidades de criptomoedas também podem estar sujeitos a processo criminal, caso não informem corretamente em sua declaração de imposto de renda:

“As acusações criminais podem ser de evasão fiscal e declaração fiscal fraudatória. Qualquer pessoa condenada por evasão fiscal está sujeita a prisão de até cinco anos e multa de até US$ 250 mil. Qualquer contribuinte condenado por apresentar falsa declaração está sujeito a prisão de até três anos e multa de até US$ 250 mil”.

De acordo com o site Bitcoinist, com o aviso o órgão do governo admite que criptomoedas são viáveis para qualquer meio de pagamento exigido no código da receita americana, o Internal Revenue Code (IRC). O comunicado IRS 2014-21 diz:

“As criptomoedas — também conhecidas como moedas virtuais ou moedas digitais — são tributadas por lei como as transações de qualquer outra propriedade. Espera-se que tanto os contribuintes quanto os contadores sigam as diretrizes descritas no Aviso do IRS 2014-21”.

Publicidade

Criptomoedas são ‘representação digital de valor’

Opositores às criptomoedas alegam que Bitcoin e Altcoins falharam na tentativa de ocupar o mesmo patamar do dinheiro, mas com essa atitude, o IRS deixa claro que, de fato, são consideradas ‘moedas’:

“A moeda virtual, como geralmente é definida, é uma representação digital de valor que funciona da mesma maneira que a moeda tradicional de um país”.

No entanto, a Receita está ciente das dificuldades envolvidas no rastreamento de transações desse novo mercado financeiro comparado ao mercado tradicional e manda um alerta àqueles que ignorarem as leis tributárias:

“Existem atualmente mais de 1.500 moedas virtuais. Como transações desse tipo podem ser difíceis de rastrear devido a seus aspectos semi-anônimos, alguns contribuintes podem ser tentados a esconder a renda tributável do IRS”.

Publicidade

Leia também: Artista Esconde Bitcoin Para Quem Conseguir Decifrar Seus Quadros

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
Roger Ver em palestra sobre o Bitcoin

“Jesus do Bitcoin”, Roger Ver é preso na Espanha sob acusações de fraude fiscal nos EUA

Fundador do site Bitcoin.com e ‘pai’ do Bitcoin Cash está sendo investigado por fornecer informações falsas sobre bitcoins de duas empresas ao fisco norte-americano
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com