Imagem da matéria: Califórnia se prepara para usar criptomoedas e blockchain na administração pública
(Foto: Shutterstock)

Nesta quarta-feira (4), Gavin Newsom, governador do estado da Califórnia, assinou uma ordem executiva para orientar diversas agências estatais a examinarem criptomoedas e tecnologias blockchain e recomendarem formas de incorporá-las na administração do estado mais populoso dos EUA.

A ordem se alinha com uma ordem executiva e focada em cripto, assinada pelo presidente Joe Biden no início de março. Em comparação à ordem presidencial, a ordem estatal da Califórnia não apresenta novas legislações nem diretivas específicas a agências estatais.

Publicidade

Em vez disso, pede que o Gabinete de Desenvolvimento Comercial e Econômico do Governador se coordene com a Agência de Comércio, Serviços ao Consumidor e Habitação e o Departamento de Proteção e Inovação Financeira, para criar uma “abordagem regulatória para criptoativos em harmonia com autoridades estatais e federais”.

Agências federais têm um prazo de 60 dias para fornecer recomendações a Biden sobre políticas nacionais para cripto. Já as agências californianas devem fornecer recomendações a Newsom sobre como regulamentar criptomoedas no estado enquanto consideram “prioridades em âmbito energético, climático e para evitar atividades criminosas”.

Responsabilidade

Apesar de a ordem da Califórnia mencionar os possíveis benefícios da inovação Web 3 e o próprio Newsom ter descrito a iniciativa como “se manter à frente da curva”, também está repleta de, assim como a ordem de Biden, de frases que enfatizam o “risco a usuários”, possíveis “desigualdades e impacto ao meio ambiente” e a importância de determinar “criptoativos responsáveis”.

A ordem encarrega agências estatais não apenas de determinarem a melhor forma de regulamentar o mercado cripto, como também de explorarem a forma como tecnologias blockchain podem ser incorporadas a operações estatais.

Publicidade

As agências também devem consultar o setor privado para criar os melhores “meios de pesquisa e força de trabalho”, que combinariam as forças dos setores público e privado com o meio acadêmico a fim de criar e fornecer suporte à próxima geração de líderes de tecnologia Web 3.

Esta notícia surge em meio à criação de forças-tarefas com foco em Web 3 por muitos outros estados e o fortalecimento da capacidade regulatória cripto pelo governo federal. Segundo o site da Conferência Nacional de Legislaturas Estatais (ou NCSL), pelo menos 37 estados americanos estão considerando projetos de lei relacionados a criptomoedas.

Porém, a Califórnia parece ser um caso à parte, pois sua economia é a quinta maior do mundo, além de ser lar do Vale do Silício e de San Francisco — os epicentros da indústria cripto.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Arte de robô observando por trás usuária de computador

Inteligência Artificial vai substituir os profissionais do mercado financeiro? | Opinião

À medida que a tecnologia se aprimora, não podemos esquecer que ela é uma extensão da nossa capacidade de análise, não uma substituta do pensamento humano
Pepe Coin criptomoeda de meme, valoriza e entra no top 100 das criptomoedas

O que é Pepecoin? A memecoin que está subindo mais que Dogecoin

Descrita como a “memecoin mais memorável que existe”, Pepecoin (PEPE) se tornou uma das maiores criptomoedas do mundo
Gráfico mostra queda no mercado

Token desaba 98% após fundador desaparecer e ignorar investidores

CriadA para competir com gigantes do staking, Manifold (FOLD) já teve um mercado de US$ 128 milhões; agora, vale US$ 2 milhões
Imagem da matéria: Mike Tyson tem chance contra Jake Paul? Veja a previsão de nossa IA

Mike Tyson tem chance contra Jake Paul? Veja a previsão de nossa IA

O agente de IA do Decrypt analisou uma grande quantidade de dados de boxe e acha que Mike Tyson tem uma chance contra o muito mais jovem Jake Paul