As duas maiores corretoras de criptomoedas da Índia desativaram depósitos por meio de um popular sistema de pagamentos, causando confusão em um país que ainda não possui clareza regulatória apesar de o bitcoin (BTC)
Na quarta-feira (13), usuários não conseguiram depositar dinheiro via United Payments Interface (ou UPI, na sigla em inglês) para comprar criptomoedas nas corretoras CoinSwitch Kuber e WazirX, noticiou a Reuters.
UPI é um popular sistema de pagamentos em tempo real que é regulamentado pelo Reserve Bank of India (ou RBI), o banco central do país.
A Reuters acrescentou que usuários reclamaram sobre a falta de clareza das corretoras sobre o porquê da interrupção, mas afirmou que a CoinSwitch havia suspendido a aprovação de transações do UPI por conta da “incerteza regulatória”. Já a WazirX alegou que sua facilidade de depósitos via UPI havia sido desativada em dezembro.
Na semana passada, a Corporação Nacional de Pagamentos da Índia (ou NCPI) havia declarado que não estava ciente de que corretoras cripto estavam usando sua estrutura UPI.
Leia Também
Criptomoedas são bastante populares na Índia — o segundo país mais populoso do mundo. No último ano, investimentos cripto dispararam e se tornaram um mercado multibilionário. Nas últimas 24 horas, as três principais corretoras do país processaram mais de US$ 133 milhões em trades, de acordo com o CoinGecko.
Mas existe pouca clareza regulatória no país: anteriormente, o RBI havia proposto uma proibição para criptomoedas, apesar de, em fevereiro deste ano, legisladores terem aprovado um imposto de 30% sobre ganhos com ativos digitais. O volume negociado despencou drasticamente após a nova lei; o volume na WazirX, a maior corretora do país, caiu 72%.
Statement by NPCI as on 7th April 2022. With reference to some recent media reports around the purchase of Cryptocurrencies using UPI, National Payments Corporation of India would like to clarify that we are not aware of any crypto exchange using UPI. Please see attached document pic.twitter.com/lGTcaSLKeC
— NPCI (@NPCI_NPCI) April 7, 2022
Além disso, desde o início de abril, empresas na Índia são legalmente obrigadas a declarar suas posses em criptomoedas.
Em fevereiro, Shaktikanta Das, diretor do RBI, havia declarado que criptomoedas privadas são “uma grande ameaça à nossa estabilidade macroeconômica e financeira”.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.