Imagem da matéria: Nova regra obriga empresas na Índia a divulgarem investimentos em bitcoin
Foto: Shutterstock

O governo da Índia vai obrigar as empresas do país a divulgarem suas participações em bitcoin e outras criptomoedas em suas demonstrações financeiras a partir do dia 1º de abril. A nova regra, promovida pelo Ministério de Assuntos Corporativos (MCA), foi introduzida na Lei das Empresas de 2013, e enviada para publicação no diário oficial indiano na quarta-feira (24).

A medida pode ser o primeiro passo para a regulamentação do setor de criptomoedas no país, tendo em vista as recentes discussões do Parlamento acerca do tema. Recentemente, os legisladores discutiram tanto a proibição das criptomoedas quanto a criação de uma moeda estatal.

Publicidade

De acordo com as novas regras, todas as empresas que se propuser a negociar ou investir em criptomoedas devem informar tais movimentações a partir do próximo exercício financeiro, independentemente de haver lucro ou perda nas aplicações, diz a nova orientação do MCA.

Considerando que a medida oficializa a inclusão de ativos digitais na receita das empresas formalizadas, especialistas acreditam que ainda há uma disparidade na forma como esses ativos serão tributados no futuro, mas que também reforçam o setor no país.

Shivam Thakral, CEO da exchange de criptomoedas indiana BuyUcoin, acredita que as novas regras vão prover maior transparência e assim trazer mais adoção institucional a criptomoedas no país. Segundo o India Today, ele afirmou que tais ações podem elevar o novo mercado a uma nova fase de crescimento.

Bitcoin na Índia

A discussão sobre o banimento das criptomoedas pelo governo da Índia acontece há pelo menos três anos e ganhou força nos últimos meses. Uma consulta pública iniciada em fevereiro deste ano está alinhada com as discussões em andamento no Parlamento da Índia, conforme o boletim mensal da entidade publicado no fim de janeiro.

Publicidade

Nele, consta uma proposta de criação de uma estrutura que facilite a emissão de uma moeda digital. “Para criar uma estrutura facilitadora para a criação de moeda digital oficial a ser emitida pelo Banco da Reserva da Índia. O projeto também visa proibir todas as criptomoedas privadas na Índia, exceto sua tecnologia adjacente”.

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Banda formada por NFTs do Bored Ape ganha jogo dentro do Roblox

Banda formada por NFTs do Bored Ape ganha jogo dentro do Roblox

Kingship Islands permite que os jogadores “embarquem em uma missão para unir os membros da banda” e colecionem NFTs no caminho
Câmara dos deputados

Câmara pode votar esta semana PL que impõe segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

Deve ser votado hoje um requerimento de urgência para o PL que cria regras para empresas cripto e trata da segregação patrimonial
agentes da PF

PF derruba pirâmide acusada de roubar R$ 1 bilhão em esquema de arbitragem de criptomoedas

Operação Ouranós está cumprindo nesta manhã 28 mandados de prisão e busca e apreensão; R$ 400 milhões em bens dos golpistas já foram bloqueados
Celular com logotipo da BInance

Binance dá ultimato final para saques da stablecoin BUSD

Se os clientes não sacarem suas reservas de BUSD, o ativo será convertido automaticamente por FDUSD