Imagem da matéria: Nova regra obriga empresas na Índia a divulgarem investimentos em bitcoin
Foto: Shutterstock

O governo da Índia vai obrigar as empresas do país a divulgarem suas participações em bitcoin e outras criptomoedas em suas demonstrações financeiras a partir do dia 1º de abril. A nova regra, promovida pelo Ministério de Assuntos Corporativos (MCA), foi introduzida na Lei das Empresas de 2013, e enviada para publicação no diário oficial indiano na quarta-feira (24).

A medida pode ser o primeiro passo para a regulamentação do setor de criptomoedas no país, tendo em vista as recentes discussões do Parlamento acerca do tema. Recentemente, os legisladores discutiram tanto a proibição das criptomoedas quanto a criação de uma moeda estatal.

Publicidade

De acordo com as novas regras, todas as empresas que se propuser a negociar ou investir em criptomoedas devem informar tais movimentações a partir do próximo exercício financeiro, independentemente de haver lucro ou perda nas aplicações, diz a nova orientação do MCA.

Considerando que a medida oficializa a inclusão de ativos digitais na receita das empresas formalizadas, especialistas acreditam que ainda há uma disparidade na forma como esses ativos serão tributados no futuro, mas que também reforçam o setor no país.

Shivam Thakral, CEO da exchange de criptomoedas indiana BuyUcoin, acredita que as novas regras vão prover maior transparência e assim trazer mais adoção institucional a criptomoedas no país. Segundo o India Today, ele afirmou que tais ações podem elevar o novo mercado a uma nova fase de crescimento.

Bitcoin na Índia

A discussão sobre o banimento das criptomoedas pelo governo da Índia acontece há pelo menos três anos e ganhou força nos últimos meses. Uma consulta pública iniciada em fevereiro deste ano está alinhada com as discussões em andamento no Parlamento da Índia, conforme o boletim mensal da entidade publicado no fim de janeiro.

Publicidade

Nele, consta uma proposta de criação de uma estrutura que facilite a emissão de uma moeda digital. “Para criar uma estrutura facilitadora para a criação de moeda digital oficial a ser emitida pelo Banco da Reserva da Índia. O projeto também visa proibir todas as criptomoedas privadas na Índia, exceto sua tecnologia adjacente”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pessoa segura smartphone com logo BUSD com as mãos apoiado em uma mesa

SEC encerra investigação sobre stablecoin da Binance sem ações de penalidade

A SEC alegou que a stablecoin BUSD era um valor mobiliário em um processo movido contra a Binance no ano passado
Close na mão de candidato preenche gabarito com lápis preto

Novo concurso do BNDES pede conhecimento em criptomoedas e blockchain; Salário é de R$ 20,9 mil

São 900 vagas para vários cargos, incluindo cadastro de reserva e cotas para candidatos negros e pessoas com deficiência
Moedas de bitcoin sob mesa escura com sigal ETF

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin chegam ao 9º dia consecutivo de entradas

Os ETFs de Bitcoin negociados nos EUA já captaram US$ 1,9 bilhão nos últimos nove dias
Imagem da matéria: Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mt. Gox: relembre a ascensão e queda da exchange que vai distribuir bilhões em Bitcoin

Mais de uma década após a maior exchange de Bitcoin do mundo ser hackeada, os credores da Mt. Gox finalmente receberão seus reembolsos; aqui está o que aconteceu