A criptomoeda criada pelo governo da Venezuela com lastro na produção de petróleo do país prejudica criptomoedas legítimas, como bitcoin e ethereum. A crítica à moeda conhecida como Petro é do Brookings, um instituto de pesquisa dos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, é mais provável que os danos causados ao mercado superem a intenção de tirar a Venezuela da recessão, motivo que justificou a criação.
Em artigo publicado em seu site, o Instituto observou que Nicolás Maduro, o presidente venezuelano, diz ter arrecadado US$ 735 milhões no primeiro dia da oferta da moeda e que a pré-venda poderia chegar a US$ 6 bilhões.
“Existe um perigo muito real de que o petro não apenas falhará para curar os problemas econômicos do país, mas também enfraquecerá a integridade das criptomoedas”, concluíram os estudiosos.
Reservas de petróleo
O petro está lastreado nas reservas de petróleo da Venezuela. Ao mesmo tempo, a taxa de câmbio petro/bolívar inclui um desconto determinado pelo governo. A dinâmica, afirma o Brookings Institute, faz com que a criptomoeda fique sujeita a ajustes arbitrários, preços de petróleo flutuantes e um governo corrupto e conhecido pela manipulação do câmbio.
O grupo de estudiosos lembra que investidores estrangeiros financiaram a pré-venda, provocando um fluxo de capital irreal, uma vez que o país está sujeito a diversas sanções internacionais. Outro problema é o destino dos recursos captados. O petro pode ser uma maneira enganosa de o governo levantar capital sem dar clareza ao seu uso. As informações da oferta inicial afirmavam apenas que o dinheiro será usado para pagar impostos, taxas e serviços públicos.
O problema pode se alastrar. De acordo com o portal CCN, outros países estão seguindo os passos da Venezuela e criando suas próprias criptomoedas. O Irã revelou planos de criar uma moeda estatal. Turquia já vem falando do surgimento do “turkcoin”. A questão é que as criptomoedas legítimas priorizam descentralização, segurança e transparência, qualidades que o petro não oferece. Além disso, a Venezuela promete ir além. Anunciou outra criptomoeda, o petro gold, lastreado em ouro.
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br