Imagem da matéria: Deputado dos Estados Unidos Diz Que Regulação Severa Pode Matar a Revolução do Bitcoin
Tom Emmer (D) acredita na revolução da blockchain (Foto: Divulgação)

Tom Emmer, membro da Câmara dos Representante dos Estados Unidos, falou sobre regulamentação de criptomoedas na DC (Digital Chamber) Blockchain Summit na semana passada.

De acordo com o Coindesk, Emmer disse que a tecnologia blockchain poderia ser a mudança mais significativa na sociedade desde a Revolução Americana, mas que isso só seria permitido se os reguladores resistissem à tentação de serem duros nessas questões.

Publicidade

Emmer acredita que a tecnologia deve ter espaço para crescer:

“Nós passamos por essa evolução há duzentos e trinta anos. Estamos centralizando e consolidando a autoridade há anos. Esta tecnologia talvez devesse restaurar o que os fundadores estavam procurando, o que eles tentaram criar. O potencial de transformação das blockchains e das criptomoedas nunca será cumprido se os reguladores forem severos”.

“Temos de estar vigilantes. Lembrar que você cria o espaço para uma inovação quando você não a sufoca”, disse Emmer. “E muita regulação, muitos reguladores tendem a colocar um cobertor molhado sobre ele”.

Emmer mandou um recado para os colegas congressistas:

“Cabe aos membros do Congresso recomeçar. Reverter o que já foi prescrito é o mais apropriado nesse momento”.

Nos passos do Japão

Emmer disse que os americanos fariam a coisa certa se seguissem os passos do Japão, onde há apenas um órgão regulador — ao contrário dos Estados Unidos que têm “uma dúzia” de agências regulatórias e que não se alinham nessa questão.

“A melhor situação seria se houvesse uma só agência regulatória. E você saberia para onde ir e quem vai estar lá no comando pra te receber. Provavelmente esta pessoa já estaria sabendo do seu propósito e certamente já teria uma resposta.

Publicidade

No entanto, a regulamentação governamental não é a única maneira de alcançar clareza e certeza sobre as regras desse caminho, afirmou Emmer. “Eu acho que a indústria pode realmente fornecer muito disso, e então os legisladores estarão vigilantes para reconhecer que queremos que a indústria faça o máximo que puder”, disse ele, acrescentando:

“Pode-se encontrar as verdadeiras regras tratando primeiramente com a Indústria e depois levá-las para o governo, aí então ele estará envolvido, mas já conhecendo basicamente como tudo deve funcionar. E então regulamenta”

Futuro brilhante

Emmer sugeriu, no entanto, que os legisladores poderiam eventualmente desenvolver “algumas propostas reais”, pois acredita que seus colegas não tratam de blockchain e criptomoedas como questões partidárias. 

“As pessoas mais interessadas nisso são os jovens, mas não se surpreenda se um político tentar agarrar-se em alguma área, colocá-la sob seu controle e utilizá-la como um algo político”.

Publicidade

Independentemente de quaisquer esforços futuros que os políticos e os reguladores possam fazer para afirmar sua influência sobre a blockchain e criptomoedas, Emmer disse que ele é amplamente otimista.

“Eu acho que o futuro é brilhante para a blockchain, mas nós, no governo, temos que ter muito cuidado e manter os cachorros à distância”.

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
Mordomo na faixa de 70 anos segurando um espanador

Cadillac à prova de balas, mordomo e relógio Titanic de R$ 7,7 milhões: os gastos luxuosos do executivo da FTX

O ex-chefe da FTX Europe, Patrick Gruhn, está gastando suas riquezas oriundas das criptomoedas — mas sua fortuna gera polêmica
Alexander Vinnik sendo escoltado para um tribunal na Grécia em 2017

Fundador da BTC-e se declara culpado de lavar R$ 45 bilhões em criptomoedas

A exchange do russo Alexander Vinnik teria processado entre 2011 e 2017 mais de um milhão de transações de usuários em todo o mundo, incluindo clientes dos EUA