O começo do ano de 2022 não está sendo um dos melhores para o mercado das criptomoedas e a maioria dos jogos NFT que explodiram ao longo do ano passado, lutam para voltar a seus momentos de glória.
Mesmo assim, alguns títulos se destacam da maioria e dão sinais de que podem ter um ano positivo se os desenvolvedores entregarem tudo que prometem.
Ao Portal do Bitcoin, Heloisa Passos, CEO da Sp4ce, empresa do segmento de jogos play-to-earn, lista quatro apostas de jogos NFT que podem fazer sucesso em 2022. Entre eles estão Thetan Arena, Ember Sword, Pegaxy e é claro, Axie Infinity.
Thetan Arena
Thetan Arena é um nome que ganha cada vez mais força no setor de jogos NFT e é visto por muitos como um jogo capaz de bater de frente com Axie Infinity.
Ao contrário do Axie, qualquer pessoa pode jogar o Thetan Arena sem precisar comprar um token não fungível (NFT) e, mesmo assim, ser capaz de ganhar recompensas em criptomoedas dedicando seu tempo e esforço ao jogo.
“Embora divida críticas pelo seu modelo econômico, Thetan é uma das maiores promessas desse ano pela sua entrega de jogabilidade. É um jogo que mistura battle royale com moba, com uma jogabilidade simples e ao mesmo tempo desafiadora. A gameplay permite a entrada como F2P (grátis para jogar), porém esse modo tem suas limitações – comprando ou alugando um NFT, o jogador é capaz de fazer um farm mais acelerado de tokens”, explicou Heloisa Passos.
O jogo possui duas moedas nativas: o Thetan Arena (THG), token de governança que no futuro vai garantir a seus detentores o direito de votar em decisões sobre o projeto e fazer staking; e o Thetan Coin (THC), token de utilidade usado para distribuir recompensas dentro do jogo. Comparando com Axie Infinity, o THG seria o equivalente ao AXS e o THC, ao SLP.
Para jogar o Thetan Arena, o usuário deve acessar o site oficial do jogo e criar uma conta que posteriormente deve ser vinculada à uma carteira Metamask. Em seguida, decide se vai baixar o jogo no seu computador ou dispositivo Android.
Todo jogador recebe três heróis assim que entra no Thetan Arena. Esses personagens são dados de graça e não podem ser vendidos. Com esses personagens padrão, o jogador pode faturar recompensas à medida que avança no sistema de ranking. Já os usuários que possuem um NFT, também podem ganhar recompensas nas batalhas diárias.
Ember Sword
O Ember Sword é um jogo estilo MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-playing Game), onde jogadores constroem seus próprios terrenos, colecionam e trocam itens raros com outros players, tudo isso enquanto batalham contra monstros no mundo fictício de “Thanabus”.
O Ember Sword será gratuito e vai se passar num universo distópico de fantasia, dirigido por jogadores com um sistema de combate sem classes e em ritmo acelerado.
“Nele, os jogadores poderão gerar uma renda por meio da venda de equipamentos e outros itens (NFTs), além da própria moeda e de taxas que os proprietários de lands receberão como recompensas pela utilização das mesmas”, projeta Passos.
Diferentes dos outros jogos listados aqui, o Ember Sword ainda não foi lançado e está atualmente na fase pre-alpha. O site oficial do game indica que os testes alfa devem ser liberados para a comunidade até março de 2022.
Leia Também
Quando isso acontecer, a primeira nação do universo do jogo, Solarwood, será lançada, com o resto do mapa sendo liberado até o final do ano.
Embora o jogo ainda não esteja disponível, ele já movimenta cifras milionárias. Desde agosto do ano passado, milhares de investidores disputam pela chance de comprar terrenos virtuais na forma de NFTs do Ember Sword. Naquele mês, os jogadores ofereceram R$ 1 bilhão para adquirir um dos 6 mil lotes colocados à venda.
Pegaxy
Heloisa Passos classifica Pegaxy como “a grande aposta para 2022”. Pegaxy é um jogo de corrida de cavalos no estilo PvP (jogador vs jogador), onde usuários competem pelos três primeiros lugares contra outros 11 pilotos.
Os que estiverem no top 3, ganham como recompensa o token de utilidade da plataforma, Vigorus (VIS). Para sair na frente dos adversários, os personagens NFTs devem responder as variáveis elementares aleatórias que existem em cada corrida, como vento, água, fogo, velocidade, entre outros.
“O Pegaxy ainda tem muito potencial para mostrar e várias atualizações ainda por vir, como modo 3D, novas medidas de utilidade e queima do token. Mas o que tem chamado grande atenção é o seu inovador modo de aluguel de NFTs”, afirma Passos.
O jogo permite que os usuários aluguem seus cavalos dentro da própria plataforma, estabelecendo uma taxa pela quantidade de dias que o NFT será emprestado ao outro jogador. O Pegaxy também conta com um sistema interno para que o dono do NFT defina como será feita a divisão de lucros gerados pelo cavalo.
O novo modelo do jogo está atraindo principalmente investidores que querem investir nos NFTs sem precisar dedicar tempo ao jogo e se livrar da necessidade de buscar “alunos” no modelo de escolinhas.
Neste ritmo, o jogo viu o valor do cavalo mais barato do mercado sair de US$ 410 no final de dezembro, para valores acima de U$ 1,5 mil no final de janeiro de 2022.
Axie Infinity
Para fechar a lista de jogos que prometem continuar relevantes ao longo de 2022 está Axie Infinity, o nome mais popular da categoria play-to-earn.
A grande aposta do jogo para esse ano é o lançamento do aguardado Axie Infinity: The Origin, a segunda versão do jogo que promete repaginar todo o seu ecossistema. A atualização vai trazer mudanças nas mecânicas de batalha do jogo, introduzir novas funcionalidades aos NFTs de Axies e formas de queimar tokens.
A segunda versão do jogo também ganhará a modalidade free-to-play, que permite aos usuários testar o jogo sem precisar comprar um NFT.
Ao longo do ano também é esperado que os terrenos virtuais do Axie Infinity ganhem jogabilidade prática.
As Lands vão englobar um jogo à parte, também conhecido como Project Kingdom, no qual os jogadores poderão usar seus Axies para construir bases, reunir recursos e competir uns com os outros pelo controle de Lunacia, o metaverso do Axie Infinity.
“Com esse conjunto de novidades, o jogo promete renovar os ânimos e buscar novos períodos de alta. Vale lembrar que o Axie busca, cada vez mais, ganhar notoriedade no cenário competitivo através da aquisição de profissionais renomados no mercado de games”, conclui Passos.