Imagem da matéria: Autoridades do Reino Unido banem duas propagandas da corretora Crypto.com
Foto: Reprodução/Crypto.com

A Autoridade de Padrões de Propaganda do Reino Unido (ou ASA, na sigla em inglês) baniu duas propagandas pertencentes à corretora de criptomoedas Crypto.com, de acordo com uma ordem publicada na quarta-feira (5).

As duas propagandas eram anúncios “internos” do aplicativo. O primeiro, de setembro de 2021, aparecia no aplicativo do Daily Mail, um dos jornais britânicos mais populares.

Publicidade

“Compre bitcoin com cartão de crédito agora”, anunciava.

O segundo anúncio, de julho de 2021, apareceu no aplicativo Love Balls, um jogo para celular disponível na App Store do iTunes.

A propaganda inicialmente dizia que usuários poderiam ganhar até 3,5% anualmente em criptomoedas, mas o número aumentou depois para 8,5%.

Entendendo o problema

A ASA tinha cinco preocupações e contestou a Forisgfs UK Ltd (negociada como Crypto.com) em cinco fundamentos. O termo “negociada como” (ou “trading as”) se refere a quando uma empresa opera sob um nome diferente de seu nome de registro.

Essas preocupações incluem o fato de os anúncios serem enganosos porque falharam em ilustrar o risco do investimento; os anúncios foram irresponsáveis e obtiveram vantagem da falta de experiência ou credulidade de clientes; o anúncio no Daily Mail era enganoso, pois falhou em esclarecer limitações para a aquisição de cripto com um cartão de crédito; a afirmação “ganhe até 8,5%” era enganosa; e que a afirmação “ganhe até 8,5%” poderia ser justificada.

Publicidade

Forisgfs UK Ltd afirma que os anúncios foram removidos de forma voluntária após a empresa ficar sabendo das preocupações da ASA.

A Crypto.com afirmou que o primeiro anúncio (no Daily Mail) só promovia a velocidade com que usuários poderiam comprar criptoativos na corretora, afirmando que não era uma propaganda especificamente de criptomoedas.

Em relação ao segundo anúncio, a Crypto.com disse que se referia a uma oferta para usuários que já negociam criptomoedas e, por isso, não estava promovendo criptomoedas em si.

A ASA discordou, afirmando que nenhum dos anúncios incluíam alertas de risco que conscientizariam clientes de que criptomoedas podem perder e ganhar valor.

Publicidade

Além disso, nenhuma das propagandas esclareciam que criptomoedas não são regulamentadas no Reino Unido.

“Concluímos que os anúncios eram enganosos”, disse a ASA.

A notícia surge dias após pessoas terem visualizado uma grande propaganda da Crypto.com com a participação do ator Matt Damon, resultando em uma reação negativa nas redes sociais.

“Não existe ‘ecas’ suficientes no mundo para descrever Matt Damon promovendo um esquema Ponzi”, afirmou Carole Cadwalladr, jornalista do The Guardian.

“Eu não consigo superar o niilismo sem filtro que sugere que o investimento em moedas de cachorrinho é como a chegada à Lua”, afirmou o programador de computação Stephen Diehl.

Este alerta é o mais recente em uma longa lista de ações tomadas pela ASA a anúncios cripto que, até agora, atingiu empresas como Papa John’s, eToro, Coinbase e Arsenal.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: SEC busca aprovação judicial para rejeitar argumentos de defesa da Kraken

SEC busca aprovação judicial para rejeitar argumentos de defesa da Kraken

O advogado da Kraken, Michael O’Connor, criticou a ação da SEC, chamando-a de “estratégia de Dia da Eleição”
Floki Inu, memecoin

Coinbase lista Floki e volume de negociações dispara 99%

A capitalização de mercado das memecoins dobrou desde a vitória de Donald Trump, com a Floki subindo 600% este ano
Bitcoin na frente de um fundo de gráfico de alta

Bitcoin se recupera após cair abaixo de US$ 90 mil com liquidações; XRP e memecoins disparam

O token da Ripple, XRP, e a memecoin original, Dogecoin, alcançaram preços nunca visto nos últimos três anos
Imagem da matéria: Bitcoin supera prata e se torna o 8º maior ativo do mundo

Bitcoin supera prata e se torna o 8º maior ativo do mundo

O Bitcoin subiu mais de 9% e ultrapassou o valor de mercado da prata pela segunda vez no ano