Imagem da matéria: 23 minutos: tempo de confirmação de blocos de bitcoin chega ao nível mais alto em 11 anos
(Foto: Shutterstock)

Nunca esteve tão demorado adicionar um novo bloco na rede do Bitcoin (BTC) como agora. O tempo de confirmação de blocos na blockchain da criptomoeda estava em torno de 23 minutos no domingo (27), segundo dados da empresa de análises CryptoQuant.

Esse é o tempo de confirmação mais alto visto em 11 anos. A última vez que o intervalo entre os blocos esteve em um nível parecido — mas menos grave — foi no final de 2017 e início de 2018, quando chegou ao fim o bull run daquele período.

Publicidade

blocos bitcoin
O tempo médio entre os blocos de bitcoin em segundos. Fonte: CryptoQuant

Os mineradores precisam resolver problemas matemáticos complexos para gerar um bloco e receber como recompensa os novos bitcoins gerados. Segundo as regras do protocolo, um bloco deve ser adicionado à blockchain a cada dez minutos.

No entanto, a manutenção desse tempo médio depende da quantidade de poder computacional dedicados à rede. Quanto mais mineradores, mais rápido será gerado um bloco. Se o número cai, a rede se torna mais lenta.

Desde que a China começou a expulsar os mineradores do país que até então era responsável por mais da metade da mineração do bitcoin, o poder da rede desabou. Outros dados do CryptoQuant indicam que o atual hashrate do BTC atingiu no domingo 57.5B GH/s, o nível mais baixo em 23 meses.

O maior ajuste de dificuldade do BTC

O problema dos intervalos entre os blocos deve ser resolvido entre sexta e sábado, quando a rede do bitcoin passa por um ajuste de dificuldade periódico. A cada duas semanas, a mineração se torna mais fácil ou difícil, dependendo do número de mineradores trabalhando na rede. 

Publicidade

De acordo com a estimativa do BTC.com, o próximo ajuste da criptomoeda terá a maior queda de todos os tempos. A estimativa é que a atual taxa de dificuldade de 19.93 T fique em torno de 15.27 T, portanto uma ajuste para baixo de 23,4%.

Também deve ser a primeira vez que a dificuldade do BTC sofre três quedas consecutivas desde o final de 2018. Nos ajustes de 30 de maio e 14 de junho, a dificuldade da rede caiu 16% e 5%, respectivamente, segundo o The Block Research.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Solana bate maior número de endereços ativos mensais, com mais de 120 milhões em outubro

Solana bate maior número de endereços ativos mensais, com mais de 120 milhões em outubro

O número de endereços exclusivos que assinaram transações na Solana saltou mais de 42% em relação a setembro
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

1 ano após CPI das Pirâmides, projetos de lei propostos seguem na gaveta

Deputado afirma que projeto de lei sobre segregação patrimonial, feito pela CPI das Pirâmides Financeiras, deve ser votado em novembro
Imagem da matéria: Kraken demite 15% dos funcionários para se tornar "mais enxuta e rápida"

Kraken demite 15% dos funcionários para se tornar “mais enxuta e rápida”

A exchange norte-americana contratou um novo coCEO, mas também revelou demissões em um movimento para se tornar “mais enxuta”
Imagem da matéria: Bitcoin deve continuar volátil com semana de grandes eventos, dizem analistas técnicos

Bitcoin deve continuar volátil com semana de grandes eventos, dizem analistas técnicos

Com eleição nos EUA e decisão de juros do Fed, tendência é que Bitcoin continue tendo bastante oscilação no resto desta semana