pilhas de moedas douradas
Shutterstock

O ano de 2025 pode ver de volta um boom de ICOs, uma modalidade de investimento que começou em meados de 2013 que bombou entre os anos de 2017 e 2019 — mas que também ficou marcada por vários golpes milionários.

ICO é a abreviatura de Initial Coin Offering (Oferta inicial da moeda). É igual a um IPO (Oferta pública inicial). Isso significa que alguém oferece aos investidores algumas unidades de um novo token, geralmente em troca de criptomoedas.

Publicidade

Em resumo, trata-se de uma iniciativa que visa financiar o desenvolvimento de novas criptomoedas, levantar capital para que o projeto se torne realidade.

Mas por quê a febre das ICOs pode voltar? O site Coindesk descreveu três motivos catalisadores para que a modalidade de investimento retorne com força ao mercado no ano que vem. Veja quais são.

Posição regulatória atualizada

De acordo com a análise, o acúmulo de valor será central para o investimento em tokens. Empreendedores e investidores amadureceram e reconhecem a expectativa de lucro associada à maioria dos tokens. A tentativa de evitar o teste de Howey foi um dos grandes problemas anteriores.

Agora, KYC/AML se concentrará nas rampas de entrada e saída, como exchanges e pontes de segunda camada focando na conversão para moeda fiduciária, o que deve satisfazer reguladores.

Publicidade

Rotatividade de mercado

Conforme descreve o artigo, empresas de médio porte estão perdendo relevância e poderiam se reinventar com modelos descentralizados. Por exemplo, jornais e revistas poderiam adotar economias de tokens para promover maior profissionalismo em jornalistas cidadãos, aprimorando seus modelos de negócios.

Progressão das criptomoedas

Em 2017, as ICOs dependiam de interfaces precárias e demoravam anos para lançar redes ativas, levando à extinção da maioria dos projetos, diz o Coindesk. Porém, os sobreviventes continuam criando grande valor, assim como ocorre com a IA, onde muitos projetos também não durarão.

Hoje, o setor cripto conta com boa integração, aplicativos robustos e uma comunidade capaz de expor e eliminar maus atores de forma mais eficaz que reguladores. A transparência da blockchain é um poderoso desinfetante contra práticas inadequadas.

Cuidado com golpes de ICOs

Com o boom do Bitcoin nos últimos anos muitos golpistas se aproveitaram de investidores descuidados para roubar suas criptomoedas com falsos projetos de ICOs.

Publicidade

Portanto, para não se tornar uma dessas vítimas, procure sempre pesquisar cada detalhe da oferta, incluindo constatar que por trás de tudo há pessoas e empresas reais, que são especialistas no assunto e que não possuam histórico negativo no mercado cripto ou financeiro.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Boulos aciona MPF para investigar empresa que escaneia íris em troca de criptomoedas

Boulos aciona MPF para investigar empresa que escaneia íris em troca de criptomoedas

Vazamento de dados pessoais poderia gerar fraudes financeiras e discriminação por planos de saúde, afirma deputado Guilherme Boulos
Imagem da matéria: NFTs feitos pelos criadores dos CryptoPunks irão beneficiar vítimas de incêndio em Los Angeles

NFTs feitos pelos criadores dos CryptoPunks irão beneficiar vítimas de incêndio em Los Angeles

Coleção “I Heart LA” permite que as pessoas comprem NFTs de sete artistas enquanto ajudam nos esforços de auxílio aos incêndios
Imagem da matéria: As 10 empresas de capital aberto com as maiores reservas de Bitcoin

As 10 empresas de capital aberto com as maiores reservas de Bitcoin

MicroStrategy, Tesla e Coinbase compraram bilhões de dólares em Bitcoin e estão entre as maiores baleias públicas do mercado; veja a lista
tornado cash 1

Tornado Cash (TORN) decola 176% com decisão judicial favorável nos EUA

Tribunal do Texas determinou a reversão de uma sentença que havia banido o Tornado Cash nos EUA