Visando o emergente mercado econômico da Índia, a Ripple pretende doar tokens XRP a todos os indianos e assim tomar 50% do mercado do Bitcoin, segundo publicação do site britânico Express.
O vice-presidente de produtos da Ripple, Asheesh Birla, disse que a quantidade de XRPs doada será de 2 bilhões de unidades, em referência à grande população da Índia que é cerca de 1,278 bilhões e só perde para a china que tem 1,372 bilhões (senso de 2015).
A empresa, segundo Birla, visa bater o Bitcoin e ser dominante global no mercado de criptomoedas e para isso vai angariar os milhões de usuários locais que usam celulares nos serviços bancários.
“Temos observado há tempos a Índia. São ‘bilhões de pessoas’. E nos perguntamos como conseguir 2 bilhões de indivíduos na Ripple. Doando XRP a todos os indianos, esta é a resposta”, disse Birla.
A Índia é expoente em Tecnologia da Informação e isso influencia diretamente na economia. Segundo relatório de inteligência dos EUA, é previsto que o país se torne uma “superpotência” econômica até 2030, da mesma forma que aconteceu com China num passado não tão distante.
E enquanto a China desacelera no crescimento, que já chegou a bater 13% ao ano, a Índia tem tido crescimento anual de cerca de 6% nos últimos anos, apontou o UOL. O país da Ásia Meridional é atualmente a terceira maior economia do mundo em termos de PIB real depois de EUA e China.
Birla ressaltou que a doação aos indianos é apenas uma ideia e que há outros meios de ‘conquistar a Índia’.
“Se você consegue persuadir os três maiores bancos da Índia em formalizar-se com a Ripple, então você terá 80% de participação de mercado”, ressaltou Birla.
Ele reiterou que a questão na Ripple sempre foi “onde está o futuro?”. E eles observaram que nos próximos cinco anos 1 bilhão de pessoas terão uma conta bancária na Índia — e via celular. Desta forma a empresa começou a segmentar provedores de telefonia e empresas de telecomunicações.