Zodiacs: criptomoeda de jogo desaba 80% na semana e preocupa jogadores

Em meio a queda do ZDC causada pelo desequilíbrio da economia do jogo, a equipe do Zodiacs resolveu lançar uma nova criptomoeda do zero na versão 2
Imagem da matéria: Zodiacs: criptomoeda de jogo desaba 80% na semana e preocupa jogadores

Zodiacs (Imagem: divulgação)

ZDC, a criptomoeda usada para recompensar os usuários do jogo play-to-earn Zodiacs, está enfrentando uma semana complicada em que bate uma de suas cotações mais baixas da história, de US$ 0,013 (R$ 0,07).

Na segunda-feira (10), a moeda estava em queda de 22%, uma desvalorização que chegou a 82% nos últimos sete dias, segundo o CoinGecko.

Publicidade

Construído na Binance Smart Chain, o Zodiacs se descreve no seu white paper como um “jogo para apaixonados por corridas”. Nele, o jogador compra carros inspirados nos 12 signos do zodíaco e em forma de tokens não fungíveis (NFT) para participar de corridas e ganhar tokens como recompensa, de forma semelhante ao CryptoCars.

Além de ganhar quantias de ZDC dependendo da sua colocação, o jogador também recebe pontos de experiência e fragmentos.

As partidas são automáticas, ou seja, o jogador não precisa ter qualquer habilidade ‘especial’ para se destacar mas sim carros com classificações melhores, já que quanto melhor o carro, maior a chance de vitória.

Como o Zodiacs é um jogo de navegador, é preciso que o jogador tenha uma carteira Metamask vinculada no seu browser com um pouco de Binance Coin (BNB) — para pagar as taxas da rede — e uma quantia mínima de 3.500 ZDC para comprar um carro, necessário para começar a jogar.

No dia 18 de dezembro, o Zodiacs estava no seu ápice com o seu token nativo batendo recorde de preço de US$ 0,18 (R$ 1,04). Menos de um mês depois, a criptomoeda registra uma cotação 92% inferior, queda que parece se intensificar desde o início do ano.

Publicidade

Nos grupos de Facebook do jogo, os membros se dividem entre aqueles que acham que a moeda vai valorizar com o pensamento positivo da comunidade, e aqueles que já decretaram sua morte, com pouca chance de recuperação.

“Toda vez que falamos algo negativo sobre a moeda, quem estava propenso a vender vai vender, e quem estava propenso a comprar desiste! Viu a moeda caindo? FICA CALADO. Quem faz a moeda subir é a gente! Não prejudique o seu próprio investimento”, escreveu um usuário no grupo Zodiacs NFT Game Brasil.

A mensagem dele, que logo repercutiu nas redes sociais, foi criticada por outros usuários: “Tá vendo afundar e fica iludindo os desavisados a entrar e se acham cheios de razão. Estou no jogo e jamais iria indicar alguém a entrar agora sabendo que pode cair mais ou até zerar”.

Ao repercutir sobre o sobe e desce do token, o youtuber OuluH explicou a instabilidade que levou o Zodiacs ao seu estado atual: “Todo dia tem uma novela diferente. Os desenvolvedores estão malucos e mudam tudo. Já mudou a recompensa do carro que virou fragmento que não vale mais nada, marketplace fecha e depois abre de novo”.

Publicidade

Solução? Criar um novo jogo

Em meio a queda do token ZDC causada pelo desequilíbrio da economia do jogo que sucumbiu com a falta de entrada de novos jogadores, a equipe por trás do Zodiacs resolveu lançar uma segunda versão do game, com um novo token e contrato inteligente criado do zero. 

Segundo comunicado no grupo oficial do Telegram, os desenvolvedores garantiram o lançamento do Zodiacs v2 para o dia 11 de janeiro, dizendo que a mesma quantidade de tokens que os usuários têm na versão antiga do jogo será transferida de forma integral para a v2.

Já o preço do novo token (ZDCv2) será o mesmo do ZDC original no momento da pré-venda: US$ 0,024 (R$ 0,14).

A equipe do Zodiacs informou ainda que vai ajustar as taxas e recompensas do jogo para evitar a inflação, subindo o ROI (retorno de investimento) para 30 dias, limitando o saque para 50,000 ZDC por dia e subindo a taxa de negociações no marketplace para 20%.

Além da breve mensagem no Telegram, o time do Zodiacs não deu mais detalhes sobre a nova versão do jogo e qual será a recompensa dos jogadores.

Publicidade