“Já posso postar”, comemorou na tarde desta quinta-feira (17) no Twitter o youtuber Peter Jordan, dono do canal Ei Nerd. Até quarta sua equipe não havia recuperado a conta em sua totalidade, já que havia recebido um strike. O motivo da punição foi um vídeo publicado pelo hackers que tomaram o canl com um falso perfil da Ripple Foundation e que foi visto como nocivo pelo YouTube.
“O canal foi recuperado, o strike retirado e, em breve, voltaremos a postar normalmente”, disse a assessoria do Ei Nerd ao Portal do Bitcoin. Peter, que havia sido copiado no email, disse que ainda há um problema, que é renomear o canal, pois a conta voltou como “Ei Nerd TV”.
“Agora, pro canal voltar ao ponto anterior ao hackeamento, é necessário o Youtube verificar novamente o canal e o nome voltar para “Ei Nerd”. Já tentei mudar o nome, mas parece que este nome ‘Ei Nerd’ está bloqueado”, disse à reportagem.
Segundo ele, a equipe ainda está em contato com o suporte para resolver o problema: “Acredito que mais uns dias tudo esteja resolvido”.
Ei Nerd hackeado
O Ei Nerd, canal no Youtube com mais de 10 milhões de inscritos, voltou ao ar 24 horas depois de ser hackeado na tarde de domingo. No entanto, até a quarta-feira (16), Peter ainda reclamava que mesmo tendo o canal em mãos ainda não podia subir os vídeos por conta do strike. “Nem o nome do canal o YouTube muda. Imagino que deva ser mt difícil”, disse na ocasião.
Esse tipo de cibercrime ocorre quando hackers escolhem um canal famoso e com muitos inscritos, para roubar a conta e então transmitir falsas lives com divulgação de sorteios. Eles divulgam endereços da criptomoeda XRP e informam que o valor que você enviar, eles vão te devolver em dobro — é golpe.
O crime comum tanto no mercado nacional como internacional. Diversos Youtubers já foram hackeados com esse intuito, no entanto, o canal Ei Nerd foi o maior até o momento.No dia 1 de dezembro, o canal do youtuber Zangado passou pelo mesmo problema. Ele só conseguiu recuperar o canal sete dias depois.