Ian Balina, um YouTuber e influenciador de mídias sociais conhecido no mundo das criptomoedas por fazer reviews a empresas prestes a lançar as suas ofertas iniciais de moedas (ICOs), foi hackeado durante um livestream, o que levou à perda de US$ 2 milhões (R$ 6,8 milhões).
Balina percebeu que algo estava errado quando reparou que para gravar alterações no Google Sheets tinha que voltar a fazer login na sua conta. Balina, que costuma fazer livestream críticos de ICOs para os seus mais de 100 mil seguidores, descobriu então que estava sem acesso à própria conta. O caso ocorreu na segunda-feira (16).
Pouco depois alguém apontou que todas as suas moedas tinham sido retiradas de carteiras que lhe pertenciam. Passados cerca de 15 minutos, Balina terminou o livestream, que agora está fora do ar, e, mais tarde, revelou nas redes sociais que tinha sido hackeado.
Num tweet, Balina afirmou que não estava preocupado com o dinheiro, mas que queria apenas apanhar quem o hackeou, pedindo ajuda aos seus seguidores.
https://twitter.com/DiaryofaMadeMan/status/985790965842698240
Mais tarde, Balina revelou que o mais provável é ter sido hackeado através de uma conta de email antiga. Pelas suas palavras, tinha sido recentemente notificado que a conta tinha sido comprometida, mas não deu importância ao assunto por esta ser antiga.
A conta antiga, afirmou, estava ligada à sua conta de email atual, que usava para acessar às chaves privadas das carteiras guardadas em arquivos encriptados no programa de notas Evernote.
“É assim que acho que fui hackeado. O e-mail da minha faculdade foi listado como um e-mail de recuperação no meu Gmail. Lembro-me de ter recebido um e-mail sobre o comprometimento, e tentei acompanhar a segurança da minha faculdade para resolvê-lo, mas não consegui fazê-lo funcionar de maneira rápida e desisti dele pensando que era apenas um antigo e-mail.”
De acordo com dados retirados do Etherscan, quase todos os fundos que Balina perdeu foram retirados das suas carteiras durante o livestream. O YouTuber perdeu mais de 20 milhões de tokens do Nucleus Vision, 2 milhões do Pareto Network, e ainda 1 milhão de Loom, entre outros.
Criptos do Youtuber em corretoras
Muitos acreditam que Balina está a fingir ter sido hackeado para evitar pagar impostos sobre os seus investimentos em criptomoedas, visto ser necessário pagá-los até dia 17 de abril nos EUA, onde vive.
No entanto, o YouTuber de ICOs afirma que os hackers estão já a vender suas moedas em corretoras de criptomoedas populares, como a Binance e a KuCoin. É de notar que Balina é conhecido por partilhar o seu portfólio com todos os seus seguidores, o que faz dele um alvo.
https://twitter.com/DiaryofaMadeMan/status/985137947166019585
- Os Maiores Especialistas em Bitcoin do Brasil em um Congresso Online Gratuito, acesse: https://goo.gl/sTK4HG
BitcoinTrade
BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br