Imagem da matéria: XDEX, a corretora de criptomoedas da XP, libera acesso; veja como é
Imagem do site da exchange XDEX (Foto: reprodução)

A XP Controle Participações liberou na manhã desta segunda-feira (29) pós-eleições o acesso à plataforma de negociação de sua corretora de criptomoedas, a XDEX. Os primeiros usuários que haviam feito um cadastro prévio receberam um email da empresa para avisá-los de que podiam se logar.

O site da corretora havia entrado no ar no dia 8 de outubro com informações mais gerais sobre a plataforma. Agora, a página foi atualizada com espaço para fazer login, informações sobre segurança, blog e até mesmo com uma sessão de carreiras para quem deseja enviar currículo.

Publicidade

Sobre as taxas, há uma nova informação: a de saque é de 0,9% mais R$ 7,90. Como informado antes, a taxa para transações de Bitcoin será permanentemente zero. Para movimentações de ethereum, será de 0,25%.

Por dentro da XDEX

Um leitor do Portal do Bitcoin gentilmente cedeu o login de acesso à plataforma para que a reportagem pudesse mostrar como é o sistema. Uma vez dentro da corretora, é possível entrar no menu que dá acesso à plataforma básica e à avançada. É interessante notar que há submenu chamado ‘primeiros passos’ que ensina a usar a plataforma, o que indica que a empresa espera receber um grande de número de usuários sem contato com criptomoedas.

Também é possível ver que o primeiro trade foi feito no dia 24 de agosto deste ano — provavelmente durante a fase de testes. O volume negociado hoje, até o fechamento desta reportagem, foi de 0.0011 BTC. No domingo (28), foi de 0.03 BTC. O baixo volume deve-se ao fato de que a operação ainda está em beta e de que há poucos cadastros ativos. 

Veja como é a plataforma básica:

Esta é a avançada:

Os termos de uso da corretora seguem os mesmos: não será possível transferir os bitcoins comprados na plataforma para uma carteira individual. Diz o texto oficial:

Publicidade

“Não são permitidos depósitos, resgates e/ou transferências de ativos digitais/criptomoedas de e para uma carteira virtual (E-wallet) por meio da plataforma XDEX. Os depósitos/resgates e/ou transferências serão efetuados apenas em reais, sendo obrigatório a venda do ativo digital para a efetivação do resgate em reais”.

Lançamento da XDEX

Embora o mercado já soubesse dos planos da empresa desde o início do ano, o anúncio da corretora de criptomoedas foi feito somente no final de setembro no evento Expert 2018. Na ocasião, o presidente da empresa, Guilherme Benchimol, não pareceu simpático ou convencido do projeto. “É um tema que, confesso eu, era melhor que não existisse”, disse para centenas de pessoas.

Mas quando ele comparou o números, viu que não havia alternativa: “Hoje existem três milhões de brasileiros que possuem exposição a Bitcoin no Brasil e 500 mil pessoas que investem em ações. Então, olhem a discrepância. A gente se sentiu na obrigação de avançar neste mercado”.


Procurando o melhor lugar para fazer seus trades?

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e muita segurança, acesse: https://www.huobi.com/

VOCÊ PODE GOSTAR
o que é mineração de bitcoin

Dificuldade de mineração de Bitcoin está despencando, mas por quê?

A redução no preço do Bitcoin, combinada com a diminuição das recompensas de mineração, resulta em menos mineradores e em uma rede menos robusta — pelo menos por enquanto
Moeda do Bitcoin envolta por raios (Lightning Network)

Lightning Labs está trazendo stablecoins para a blockchain do Bitcoin

“Ideia é ter dólares criptografados e stablecoins na blockchain do Bitcoin”, explicou Elizabeth Stark, CEO da Lightning Labs
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken