Whitepaper do Bitcoin será removido dos computadores da Apple

Segundo informações de site especializado na gigante da tecnologia, documentos com o texto de Satoshi Nakamoto não estarão presentes na próxima atualização do sistema operacional das máquinas
Moeda de Bitcoin sobre teclado de laptop-ao fundo, logo colorido da Apple

Foto: Shutetrstock

Uma cópia digital do whitepaper original do Bitcoin, que estava oculta em computadores Macintosh há mais de cinco anos, será removida da próxima atualização do sistema operacional da Apple, segundo informações do portal AppleInsider publicadas nesta quarta-feira (26).

A descoberta tardia do documento PDF com o texto de Satoshi Nakamoto tornou-se viral há três semanas, e é apenas o mais recente de uma longa linha de easter eggs que a Apple (ou seus funcionários, mais provavelmente) plantaram nas últimas décadas.

Publicidade

É algo que parece ter passado despercebido pelos milhões de usuários da Apple até 2020, quando o designer Joshua Dickens postou sobre isso no Twitter. Alguém que leu o seu post começou um tópico nos fóruns de suporte da Apple em abril de 2021.

A discussão não chamou muita atenção, no entanto, até o famoso tecnólogo Andy Baio escrever sobre isso no mês passado.

“De todos os documentos do mundo, por que o whitepaper do Bitcoin foi escolhido? Existe um maximista secreto de Bitcoin trabalhando na Apple?” Baio perguntou. “Talvez fosse apenas um PDF de várias páginas conveniente e leve para fins de teste, nunca destinado a ser visto pelos usuários finais.”

Here's a mystery: why do I have an Image Capture device called Virtual Scanner II on my Mac? It shows a preview of a painted sign that for some reason closely resembles a photo by @thomashawk on 'clustershot'? But not exactly — the scanned version looks more weathered. pic.twitter.com/jPb5kx3NyS

— Josh D (@schwa23) November 28, 2020

De acordo com os participantes do Programa de software Beta da Apple, a próxima Versão 13.4 do MacOS Ventura não contém o arquivo PDF com o documento, nem os outros elementos com os quais foi inicialmente empacotado — um driver de teste para um scanner virtual para permitir que os desenvolvedores trabalhem com o módulo de captura de imagem do sistema operacional.

Os arquivos nunca foram destinados a serem descobertos por usuários comuns, sendo localizados em arquivos de sistema ocultos.

Ao lado do whitepaper do Bitcoin, havia uma foto de uma placa na Treasure Island, em São Francisco.

Baio disse mais tarde que uma fonte dentro da Apple lhe contou que a presença do PDF foi arquivada como um bilhete de trabalho de desenvolvedor no ano passado e foi atribuída à mesma pessoa que inicialmente colocou o whitepaper no sistema. Naquela época, porém, o bilhete não tinha sido posto em prática.

Agora, “eles indicaram que provavelmente será removido em versões futuras”, disse Baio.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.