Vladimir Putin elogia o Bitcoin: “Quem pode proibi-lo? Ninguém”

Vladimir Putin voltou a falar sobre ativos digitais em meio às sanções contra a Rússia, desta vez afirmando que o Bitcoin não pode ser proibido
Imagem da matéria: Vladimir Putin elogia o Bitcoin: "Quem pode proibi-lo? Ninguém"

Vladimir Putin (Foto: Shutterstock)

Em um discurso público na quarta-feira (4), o presidente russo Vladimir Putin declarou que o Bitcoin não pode ser banido, marcando sua mais explícita admissão até agora sobre os benefícios da criptomoeda, em um contexto de sanções econômicas ao país.

Falando em um fórum em Moscou, Putin abordou o domínio do dólar e de outros métodos de pagamento. Ele destacou que novas tecnologias estão surgindo e apontou a maior e mais antiga criptomoeda como exemplo de uma moeda que não pode ser parada.

Publicidade

“Os processos relacionados ao uso de outros instrumentos estão ocorrendo de forma natural”, disse a agência de notícias TASS, citando Putin. Vídeos de seu discurso no evento foram traduzidos e amplamente compartilhados.

Ele acrescentou: “Por exemplo, o Bitcoin, quem pode proibi-lo? Ninguém. E quem pode proibir o uso de outros instrumentos de pagamento eletrônico? Ninguém, porque essas são novas tecnologias.”

Putin também afirmou que novas tecnologias de pagamento continuarão a se desenvolver, já que as pessoas buscam reduzir custos e aumentar a confiabilidade, sugerindo que seus comentários sobre o Bitcoin foram positivos.

A Rússia anteriormente proibiu a mineração e os pagamentos com criptomoedas, mas Putin já mencionou como os ativos digitais podem ser usados para transferências internacionais de dinheiro.

Publicidade

Em agosto, o país sancionou uma nova lei que permite a mineração de criptomoedas. No entanto, a prática foi proibida em algumas regiões devido à escassez de energia elétrica.

Já em outubro, a legislatura russa aprovou outra lei legalizando o uso de moedas digitais para pagamentos internacionais.

Desde que anexou a Crimeia em 2014, a Rússia enfrenta sanções econômicas dos governos dos EUA e da Europa. As penalidades foram intensificadas após a invasão da Ucrânia em 2022, que violou o direito internacional.

Putin também já havia falado sobre a mineração de ativos digitais e, em 2022, destacou que a Rússia possui “certas vantagens competitivas” no setor devido ao seu excedente de energia.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.