O criador do Ethereum, Vitalik Buterin, pode ser indicado ao Prêmio Nobel de Economia graças às suas contribuições para as criptomoedas, afirmaram dois economistas renomados em um recente podcast. Isso ocorre antes do anúncio do prêmio na segunda-feira, 14 de outubro.
Tyler Cowen e Alex Tabarrok, dois professores de economia, discutiram no podcast de seu blog econômico conjunto, Marginal Revolution, sobre quem poderia ganhar o próximo Prêmio Nobel de Economia. Após sugerirem alguns nomes, eles finalmente ponderaram se o cofundador do Ethereum poderia vencer.
“Tenho uma escolha incomum, suspeito que você concordará comigo. Eu daria o prêmio a Vitalik Buterin”, explicou Cowen. “Vitalik construiu uma plataforma, criou uma moeda, você poderia dizer que refutou o teorema da regressão de Mises no processo, obviamente seguindo os passos de Satoshi Nakamoto.”
Depois de listar suas conquistas, ele brincou: “Meu Deus, o que alguém precisa fazer para ganhar um Prêmio Nobel?”
A trajetória ascendente do Ethereum
Buterin cofundou o Ethereum ao lado de mais quatro pessoas em 2013. Desde então, o ativo se consolidou como a segunda maior criptomoeda do mundo, com uma capitalização de mercado de US$ 293,5 bilhões. Buterin permaneceu à frente da comunidade Ethereum, liderando discussões sobre abstração de contas, descentralização e alinhamento do setor.
Leia Também
“Eu acho que você teria pensado que [Bitcoin e Ethereum] eram impossíveis se tivesse refletido sobre isso de antemão, mas eles realmente estão funcionando no mundo real”, disse Tabarrok em resposta. “Não só isso, mas Vitalik continuou a contribuir para o design do mecanismo do Ethereum ao migrar para o proof-of-stake.”
Em 2022, o Ethereum mudou do mecanismo de consenso proof-of-work para proof-of-stake, no que foi coloquialmente chamado de The Merge (fusão). Essa mudança reduziu o consumo de energia da rede em 99% e foi concluída sem maiores problemas. Cowen e Tabarrok riram juntos de como o processo foi tranquilo, comparando-o a trocar os pneus de um carro em movimento.
“Ele escreve sobre economia monetária, e não há economista que tenha algo melhor a dizer sobre os tópicos em que ele escreve. E isso, para mim, vale muito nesta consideração”, disse Cowen. “E ele é super educado, [ele] se curvaria ao rei ou faria o que fosse necessário. Seria maravilhoso na cerimônia, não haveria problemas nisso.”
A dupla também sugeriu Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, mas especulou se o prêmio poderia ser dado a alguém anônimo.
Na terça-feira, um documentário da HBO afirmou ter identificado o desenvolvedor do Bitcoin Core, Peter Todd, como o misterioso criador do Bitcoin. Todd negou essa alegação, que também foi rejeitada pela maioria da comunidade cripto no Twitter.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.