Vitalik Buterin define regras para divulgar redes de segunda camada; entenda

“Não importa se eu investi ou se você é meu amigo; estágio 1 ou fracasso”, tuitou o fundador do Ethereum. Veja o que isso significa
Vitalik Buterin posa para foto na ETH Taipei 2024

Vitalik Buterin na ETH Taipei 2024 (Foto: Rug Radio/Decrypt)

O fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, disse que a partir de 2025 planeja mencionar publicamente apenas redes de segunda camada (L2) que estejam em “Estágio 1+”, ou seja, com pelo menos a primeira fase do protocolo concluída.

Buterin, que tem 5,4 milhões de seguidores no X/Twitter e sem dúvida está entre as vozes mais influentes das criptomoedas, diz que pode abrir algumas exceções a essa sua nova regra, por exemplo, “talvez um curto período de carência para novos projetos genuinamente interessantes”.

Publicidade

“Não importa se eu investi ou se você é meu amigo; estágio 1 ou falência”, disse ele na rede social. “Eu levo isso a sério”, acrescentou.

(Reprodução/Decrypt)

A rede Ethereum é o que chamamos de “blockchain de primeira camada”, ou L1. Uma L2 é uma estrutura secundária construída sobre uma L1, como na Ethereum por exemplo. Elas podem ser usadas para reduzir o “congestionamento” na rede principal e melhorar sua velocidade e eficiência. Algumas das L2s mais populares incluem Optimism, Arbitrum e Polygon.

Em 2022, Buterin publicou uma definição do que ele considerava uma L2 de “Estágio 1” ou “Estágio 2”, o que pode ajudar a esclarecer a confusão para pessoas de fora da comunidade do ETH.

Há várias coisas diferentes a considerar ao definir o que é um projeto de “Estágio 1”, mas a definição de Vitalik foca fortemente na segurança. Em termos gerais, ele chama de projetos de Estágio 1 aqueles com “rodas de treinamento limitadas” — uma alusão às rodinhas laterais que apoiam uma bicicleta.

Publicidade

Ele diz que o Estágio 1 “deve ser um esquema à prova de fraude ou de validade, que tenha autoridade prática para aceitar ou rejeitar quais estados das raízes são aceitas pelo contrato de roll-up”.

Além disso, ele disse que deveria haver “um mecanismo de substituição baseado em multisig (“conselho de segurança”) que pudesse substituir as saídas do sistema de prova de fraude ou prova de validade e as raízes de estado posterior, para ser usado caso o código do sistema de prova esteja com bug”.

Seu foco em segurança não é injustificado. Alguns Ethereum L2s sofreram problemas de segurança significativos que exigiram intervenção de sua governança até agora em 2024.

Em maio, uma rede Ethereum L2 chamada Linea se viu em uma situação desafiadora. Os invasores usaram um exploit para drenar US$ 2,3 milhões em ETH de uma exchange descentralizada que opera na Linea, chamada Velocore. A liderança da Linea decidiu congelar todas as transações na rede como forma de controle de danos.

Publicidade

Vitalik Buterin de olho em equipes

No entanto, o fundador do Ethereum continua otimista sobre o número de projetos que ele acredita estarem no caminho certo para chegar ao Estágio 1.

“Várias equipes de ZK-rollup me disseram que estão a caminho de estar no estágio 1 até o fim do ano. Estou animado para ver isso acontecer!”, escreveu Buterin em um tuíte recente.

A notícia chega no momento em que Vitalik Buterin vem falando abertamente em 2024 sobre o ecossistema ser mais seletivo quanto aos projetos que apoia.

“Os padrões do ecossistema precisam se tornar mais rigorosos: até agora, temos sido lenientes e aceitamos qualquer projeto, desde que ele alegue estar “em um caminho para a descentralização”, escreveu em um blog em junho.

“Até o final do ano, acho que nossos padrões devem aumentar e devemos tratar um projeto como um rollup apenas se ele realmente tiver atingido pelo menos o estágio 1.”

Publicidade

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.