Em uma aparição no podcast do Tim Ferris Show, o criador do Ethereum Vitalik Buterin destacou uma solução de escalabilidade “realmente poderosa” que irá conduzir a plataforma de contratos inteligentes durante a atualização ETH 2.0.
Buterin argumentou que Rollups pode ser a solução para os problemas de escala atuais do Ethereum, pelo menos até a introdução da tecnologia de fragmentação no Ethereum 2.0.
Com as taxas de transação da Ethereum atingindo níveis recordes no início deste ano, os debates sobre a escalabilidade da rede estão esquentando novamente. Hoje, o custo médio de envio de ETH é de cerca de US $ 16 – consideravelmente menos do que os US$ 38 que se teve de pagar no mês passado, mas ainda uma quantia significativa de dinheiro para uma transação de criptomoeda que deveria ser rápida e barata.
Corrigindo o problema de escalabilidade do Ethereum
Sharding é apontado como a solução mais promissora para os problemas de escalabilidade do Ethereum, mas não chegará tão cedo. A técnica, que divide grandes quantidades de dados em partes menores, foi projetada para o ETH 2.0 – a próxima blockchain de proof-of-stake da Ethereum. Isso significa que outra solução deve ser encontrada antes que a transição de blockchain seja concluída.
Leia Também
Uma dessas soluções é Rollups, um método de segunda camada para agregar transações dentro de contratos inteligentes. Com o objetivo de reduzir as taxas e o congestionamento da rede, os Rollups são teoricamente capazes de aumentar o rendimento da plataforma dos atuais 15 transações por segundo (TPS) para mais de 1.000 TPS.
O conceito, descrito pela primeira vez por Vitalik Buterin em 2014 e originalmente chamado de “shadow chains”, tem duas abordagens principais: ZK-Rollups e Optimistic Rollups. Este último está se tornando cada vez mais a escolha preferida entre os desenvolvedores de aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi), com projetos como Synthetix Exchange e Polygon (anteriormente conhecido como Matic Network) já implementando a solução.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co