Imagem da matéria: Viciados em Criptomoedas Poderão ser Tratados em Hospital no Reino Unido
(Foto: Pixabay)

O centro médico do Hospital Castle Craig, na Escócia, Reino Unido, que administra programas de tratamento para dependência de drogas e álcool, vai tratar pessoas viciadas no comércio de criptomoedas, segundo publicação no site da instituição.

O programa vai realizar o tratamento de acordo com as técnicas já desenvolvidas para adictos em jogos de azar. Segundo os especialistas envolvidos no projeto, os viciados em criptomoedas mostram o mesmo tipo de comportamento de jogadores impulsivos.

Publicidade

No vídeo que acompanha o informativo da instituição, o Dr. Mark Griffiths, professor de Saúde Comportamental na Nottingham Trent University, disse que “o vício em criptomoedas é, na verdade, apenas um subtipo de dependência on-line do day-trading”

“Eu vejo isso como semelhante ao vício do jogo”, disse Griffiths.

Ainda que não seja reconhecida a quantidade de pessoas que sofrem atualmente dessa compulsão, acredita-se que além da profissão ‘trader’, há milhares de entusiastas do bitcoin e outras criptomoedas passando por algum tipo de dependência.

O maior objetivo do programa é o esforço em ensinar os ‘novos viciados’ a viverem sem negociar online o tempo todo, pois uma das atividades que mais agridem o comportamento dessas traders é o monitoramento das flutuações, minuto a minuto, nos preços dos criptoativos negociados.

Segundo um dos terapeutas do centro médico, Chris Burn, um mercado financeiro de alto risco e extremamente volátil atrai o jogador problemático.

Publicidade

“Essas atividades transformam a pessoa, o excita demais, e isso o leva a uma fuga da realidade. O Bitcoin, por exemplo, é um dos fatores nesse mercado. Pessoas ganham e perdem muito. É uma situação clássica de bolha”, disse Burn.

Um outro terapeuta, Tony Marini, que já foi viciado em jogos e cocaína, hoje trabalha com a aplicação de técnicas de restabelecimento da saúde e qualidade de vida.

Sua experiência ajuda na relação com os novos dependentes. Ele acredita que sua história de vida evita o desvio dos pacientes a outras ocupações e que a introdução de uma estrutura de vida é fundamental para os viciados.

“Como passei pela mesma situação, minha experiência de dependência me dá visão e empatia em relação aos outros que têm o mesmo problema”, disse Marini.

Publicidade

O terapeuta disse acreditar que o programa de tratamento da dependência será eficaz para aqueles que reconhecem que estão passando por esses problemas e que lutam por em equilíbrio entre negociação e qualidade de vida.

“A primeira etapa do tratamento é juntar-se a outros adictos em terapia de grupo e compartilhar suas histórias de vida. Isso os ajuda a se identificar e perceber que não estão sozinhos”, afirmou Marini.

O tratamento

De acordo com o Hospital Castle Craig, o tratamento é aplicado segundo diagnóstico de cada paciente. A instituição também oferece anonimato total aos pacientes, desde a admissão até a alta, bem como o acompanhamento após o tratamento.

Este é o alicerce do programa:

  • Controle de impulso

  • Terapia de combate a sentimentos negativos

  • Terapia comportamental cognitiva

  • Técnicas de prevenção de recaídas

  • Terapia holística para a mente, corpo e espírito

  • Novos hábitos alimentares e fitness

  • Novos amigos (ex-dependentes)

  • Acompanhamento permanente

Risco de perda total

É fato que ninguém está salvo de adquirir vícios e, consequentemente, ter prejuízos em qualquer situação, sejam eles no ambiente familiar, profissional ou espiritual.

No site especializado no assunto, o Addiction, são listados vários tipos de vícios, sendo os mais comuns na sociedade o alcoolismo, as drogas e os jogos.

Publicidade

De acordo com o site, de três a cinco em cada 100 jogadores são viciados, o que também pode se aplicar aos traders de criptomoedas.

Quando um ‘jogador’ não se controla, há grandes chances de acabar endividado, desprovido de bens, como carros e casas, ou até mesmo depressivo, uma das doenças mais perigosas para o ser humano.

Leia também: Ataque de 51%: Quanto Custa Atacar o Bitcoin e Outras Criptomoedas?

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador sortudo de Bitcoin resolve bloco sozinho e fatura R$ 1 milhão

Minerador solo completou o bloco 843.231 do Bitcoin usando software da CKpool
Imagem da matéria: Coinbase sai do ar durante madrugada após interrupção do sistema

Coinbase sai do ar durante madrugada após interrupção do sistema

Embora a Coinbase tenha informado nesta manhã que o problema estava resolvido, sua página de status ainda indica que o app móvel e site estão com “desempenho prejudicado”
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a detectar lavagem de dinheiro com Bitcoin

Um relatório da Elliptic mostra como o MIT-IBM AI Labs usou técnicas de deep learning com Inteligência Artificial para detectar fraudes na blockchain do Bitcoin
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”