Joselit Ramirez, a principal autoridade em políticas de criptomoedas na Venezuela, foi removido de seu cargo pelo presidente Nicolás Maduro. Inclusive, Ramirez já teria sido preso, de acordo com a imprensa venezuelana; ele é acusado de participar de um esquema para roubar dinheiro das negociações petrolíferas do país.
De acordo com um artigo do diário oficial publicado pelo governo venezuelano em 17 de março, a remoção afeta não apenas Ramirez, mas também uma parte significativa da equipe de gestão da instituição, pois exige uma reestruturação abrangente da Superintendência Nacional de Criptoativos e Atividades Relacionadas (Sunacrip).
A continuación publicamos la Gaceta Oficial Extraordinaria donde se crea la Junta Reestructuradora de la Sunacrip. https://t.co/au7uiaU7LB
— Asonacrip (Asociación Nacional de Criptomonedas) (@AsonacripVe) March 18, 2023
Embora o presidente Maduro não tenha emitido uma declaração oficial para a remoção de Ramirez, a informação que ganhou maior força é o seu alegado envolvimento em atos de corrupção.
De acordo com a mídia venezuelana Últimas Noticias, ele foi preso pela Polícia Nacional Anticorrupção após a emissão de um pedido de processo judicial contra “uma série de cidadãos que poderiam estar envolvidos em atos graves de corrupção administrativa e desvio de fundos.”
O Últimas Noticias explica que as autoridades venezuelanas estão investigando um esquema de corrupção através do qual teriam sido desviados US$ 3 bilhões das vendas de petróleo venezuelanas, com um sistema de disfarce para que o desfalque não aparecesse nas contas oficiais do governo local.
#Urgente🔴 A través del siguiente comunicado la Policía Nacional Anticorrupción informa que se solicitó ante el MP el encauzamiento de individuos vinculados al poder judicial, industria petrolera y alcaldías municipales. Lea aquí ⬇️⬇️#BastaDeImposiciónImperial pic.twitter.com/qidOEORe7T
— Alfred Nazareth (@luchaalmada) March 17, 2023
A análise do Decreto de reestruturação da Sunacrip parece apoiar tais teorias. O presidente Maduro afirmou no texto que “é dever do Estado tomar todas as medidas à sua disposição para proteger o povo venezuelano dos efeitos negativos da agressão multiforme que está ocorrendo contra o país e, especialmente, contra sua economia.”
O decreto acrescenta que o funcionamento da administração “tenderá à utilização racional dos recursos humanos, materiais e orçamentais”.
Para coordenar a reestruturação da Sunacrip, foi nomeada uma comissão mista, composta por um presidente e quatro diretores endossados por Maduro, que serão supervisionados pelo Ministério da Economia, Finanças e Comércio.
A nova Superintendente do órgão será Anabel Pereira Fernandez, que tem uma carreira como presidente do fundo de Proteção Social de Depósitos Bancários (Fogade) e o Chefe da Superintendência das Instituições do Setor Bancário da Venezuela (Sudeban), entre outras posições.
Joselit Ramirez e a Sunacrip
Joselit Ramirez assumiu a sua posição em junho de 2018, substituindo Carlos Vargas, ex-congressista e membro do partido da oposição Un Nuevo Tiempo, a quem o governo encarregou de coordenar a criação da criptomoeda nacional “Petro.”
Conhecido pelo seu laços políticos com Tareck El Aissami — Vice-Presidente Setorial da Economia e atual Ministro do Poder Popular para o Petróleo no país — Ramirez foi responsável pela instalação do Sistema Nacional de Criptoativos e pela promoção do quadro jurídico que rege o ecossistema de Criptomoedas na Venezuela, bem como seus regulamentos auxiliares.
Assim como El Aissami, Ramirez também é atualmente procurado por autoridades norte-americanas por sua suposta participação em um esquema de contrabando coordenado por membros de alto escalão do governo venezuelano. O governo dos EUA está oferecendo US$ 5 milhões para obter informações que pudesse levar à sua prisão – algo que, ironicamente, parece ter sido realizado pelo próprio governo venezuelano.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas