“Aposte contra o dólar”, diz deputado americano em resposta à Forbes

Quando questionado sobre como definir o ano de 2020 para as criptomoedas, o congressista americano Warren Davidson apontou para o dólar americano
Imagem da matéria: "Aposte contra o dólar", diz deputado americano em resposta à Forbes

(Foto: Shutterstock)

O congressista americano Warren Davidson respondeu a um tweet da Forbes Crypto ontem, que perguntava: “Você pode resumir o ano de 2020 para as criptomoedas 2020 em 3 palavras?”

“Aposte contra o dólar”, respondeu ele, acrescentando: “#SoundMoney.”

Publicidade

No mercado de ações, uma posição vendida significa que um investidor espera que o valor de um ativo caia em um futuro próximo – em alguns dias ou semanas, por exemplo. Assim, o comentário mais recente de Davidson é bastante desfavorável para o dólar americano.

Mas não é uma grande surpresa. Em outubro, o número de dólares impressos pelo Banco Central em 2020 equivalia a 18% da oferta total de dólares. Como CityAM apontou, isso significa que quase um em cada cinco dólares foi criado em 2020.

Sem surpresa, isso gerou temores sobre a inflação e o enfraquecimento do poder de compra do dólar americano. Por exemplo, o CEO da Morgan Creek Capital, Mark Yusko, explicou recentemente que prefere Bitcoin a moeda fiduciária.

“Os bancos centrais imprimem o dinheiro, eles dão para os corretores primários, que são controlados pelos caras ricos, esses caras vendem para o Tesouro para obter lucro, e assim resgatam os bancos. Mas nenhum desse dinheiro chega ao cidadão médio: nenhum empréstimo está ocorrendo, nenhum crescimento está ocorrendo, nenhuma inovação está ocorrendo, nenhuma criação de riqueza está ocorrendo”, disse Yusko.

“Então isso desvaloriza essa moeda. Seja de forma analógica, forma eletrônica ou digital. Fiat é fiat – e é ruim”, acrescentou.

Publicidade

Em junho, Davidson também sugeriu que o Bitcoin é um “dinheiro sólido” que “é necessário para defender a liberdade”. De acordo com o dicionário Mirriam-Webster, o termo moeda sólida define uma moeda estável que não é propensa a mudanças repentinas em seu valor – uma expressão que era frequentemente usada para moedas fiduciárias baseadas em ouro ou resgatáveis ​​em ouro.

Além disso, “o dinheiro sólido protege os assalariados e poupadores”, Davidson tuitou nesta segunda-feira.

“A política monetária atual resulta em consequências destrutivas para os assalariados e poupadores e é responsável por uma parte substancial da lacuna de riqueza da América. O Fed precisa mudar o curso do consenso global e abraçar o Sound Money”, disse o congressista.

É importante notar que, embora o Bitcoin, em teoria, tenha uma política de emissão fixa, seu preço tem sido extremamente volátil ao longo do tempo.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co