Usuário conta como perdeu R$ 160 mil em Bitcoin com a Lightning Network
(Foto: Shutterstock)

Um usuário relatou no Reddit como perdeu 4 BTC, aproximadamente R$ 160.000, fazendo uma transação de bitcoin usando a Lightining Network (LN).

Na publicação, ZipoTM disse ter um canal de pagamento aberto e decidiu fecha-lo. Essa é uma maneira viável de encerrar um canal de pagamento, mas os usuários precisam seguir procedimentos muito específicos para garantir que nenhum dinheiro seja perdido.

Publicidade

Aconteceu que o usuário fechou o canal usando um backup inválido, deixando de ter acesso aos fundos e, como consequência, os fundos no canal – que estão com time-locked – podem ser acessados pelo outro node do canal, caso o outro usuário decida pegar.

Para o investidor Whale Panda, a falha foi inteiramente do usuário e a Lightning Network funcionou como deveria funcionar. “LN estava realmente trabalhando como planejado, mas ele não tinha ideia do que estava fazendo. Ele colocou 4 BTC na LN e tentou fechar seus canais usando um backup desatualizado. Se você tentar fazer isso e “enganar” o sistema, a outra parte receberá seu Bitcoin. Este é um recurso, não um bug”, disse Panda no twitter.

A Lightning Network ainda está em fase de testes e não é recomendado utiliza-la caso não se saiba o que está fazendo, devido aos possíveis risco de se perder fundos.

Como funciona a Lightning Network

A LN é como uma segunda camada ao blockchain. Ao invés de registrar todas transações no blockchain, as transações podem ser realizadas off-chain (fora da cadeia)O usuário abre um canal de pagamento entre as partes, que podem transacionar diversas vezes antes da transação realmente ser concluída e enviada ao blockchain.

Publicidade

Recentemente o número de nodes da Lightning Network atingiu a marca de 10.000 e registrou um novo recorde, após crescer 3,11% nos últimos trinta dias.

O novo recorde é bastante significativo mas ainda pequeno comparado aos 100.000 nodes do Bitcoin.

A Electrum, uma das principais e mais utilizadas carteiras de software de bitcoin, anunciou no dia 14 de outubro, no Twitter, que a sua próxima atualização contará com suporte à Lightning Network, o que facilitará ao usuário comum experimentar a nova tecnologia.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA
moeda de bitcoin partida ao meio e apoiada em máquina de mineração

Bitcoin conclui 4º halving com sucesso e recompensa de mineradores cai pela metade

Saiba como foi o evento e veja as previsões de preço do Bitcoin daqui para frente
moeda de bitcoin e logo da grayscale ao fundo

ETF de Bitcoin da Grayscale já perdeu 50% de suas reservas de BTC desde janeiro

No mesmo período, os ETFs de Bitcoin da BlackRock e Fidelity ganharam até 32% de participação de mercado