Por conta de um descuido de uma usuária do PicPay uma transferência de R$ 600 referente a uma parcela do auxílio emergencial foi parar na conta errada.
O caso foi exposto em um grupo do Facebook por uma moradora de Salto de Pirapora (SP), Roberta Lima. “Roberta, pagaram você por engano. Seja honesta e devolva o dinheiro”, dizia a mensagem endereçada à Roberta F.
Ao Portal do Bitcoin, Lima explicou como o dinheiro fora parar na conta errada: “Minha irmã adicionou o cartão virtual no PicPay dela e mandou para a primeira Roberta que viu”.
No entanto, o que poderia levar tempo e desgaste foi resolvido em apenas 30 minutos. Após a publicação na rede social, a mulher devolveu o dinheiro.
“Ela devolveu mesmo de boa índole, de boa vontade, porque eu não esperava. Eu fiquei surpresa”, disse à reportagem.
Possivelmente, a dinheiro foi enviado para uma funcionária do departamento de prevenção a fraudes do próprio PicPay
Auxílio emergencial no PicPay
A carteira digital da fintech é um dos serviços de pagamento mais utilizados no momento. Com a pandemia e a liberação do auxílio emergencial do governo federal o aplicativo ganhou 18 milhões de novos usuários.
No entanto, para conseguir receber o auxílio muita gente que não tem computador, smartphone e internet recorreu a um parente ou amigo, como foi o caso.
De acordo com Roberta, o dinheiro pertencia a um amigo que ela e sua irmã resolveram ajudar porque ele não dispunha de internet.
Logo que o homem soube do problema não reclamou, mas, na ocasião, ela sabia que ele precisava muito daquele dinheiro.
Diante da situação, a família se sentiu na obrigação de ajudá-lo até que o problema fosse resolvido. Um sobrinho da Roberta ofereceu então ao homem R$ 100 reais que ele tinha no bolso.
Sorte ou acaso
Do outro lado da história, a Roberta que recebeu os R$ 600 e prontamente os devolveu, supostamente é funcionária do PicPay, pelo menos é o que indica sua conta no Linkedin.
A reportagem tentou contato, mas até a publicação deste texto ela não havia respondido.
Roberta também tentou falar com sua xará, mas acredita que ela a bloqueou no app para evitar assunto. Mas também é provável que a intenção da suposta funcionária do PicPay é preservar tanto o seu nome quanto o da empresa.
Isso porque na publicação teve usuário que a julgou precocemente. Ao perceber as críticas, Roberta desativou os comentários.
“Tem pessoas que xingaram e eu achei desnecessário porque ela não teve culpa. Foi feito um depósito na conta dela sem ela pedir”, comentou.