Uma grande quantidade de contratos de opções de Bitcoin está definida para expirar em 25 de dezembro, no dia de Natal. A maior quantia até agora, na verdade: 100.000 bitcoins, de acordo com dados da empresa de análise Skew.
A preços atuais, isso equivale a US$ 2,3 bilhões na criptomoeda.
Um contrato de opções de Bitcoin é um produto que permite aos compradores obter bitcoin a um preço acordado – independentemente de o preço mudar no momento em que o contrato expira, o que pode ser muitos meses depois.
Os traders não precisam comprar o Bitcoin quando o contrato expira; eles simplesmente têm a opção de fazer isso.
Isso significa que todo aquele Bitcoin – se não for comprado até sexta-feira – será retido ou descartado. E isso pode causar volatilidade de preços.
Um relatório da Coin Metrics publicado em setembro, quando um grande número de contratos de opções de ETH estava prestes a expirar, disse: “este evento provavelmente adicionará volatilidade adicional ao preço ao longo da semana, já que os traders procuram proteger a exposição nessas posições, ou possivelmente agir no mercado à vista antecipadamente”. O mesmo se aplica ao dia de Natal.
Por exemplo, se um trader celebrou um contrato de opções em outubro, quando o preço do Bitcoin estava um pouco acima de US$ 10k, e ele escolheu receber o pagamento, ele estaria mais do que dobrando seu dinheiro – e pode querer vender a criptomoeda . Isso pode causar uma queda no preço se muitos investidores fizerem a mesma coisa.
Ao mesmo tempo, é possível que o preço do Bitcoin não mude. Se o Bitcoin não for comprado por aqueles que assinaram o contrato de opções, o contrato simplesmente expirará e o preço poderá não se mover muito.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co