Imagem da matéria: Conta fake de Trump no Twitter finge distribuir Bitcoin e Ethereum
(Foto: Reprodução/Twitter)

Uma conta de Twitter que se passa pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump fingiu estar fazendo distribuição de criptomoedas. O Trump golpista tem o selo de verificação da rede de microblogs e se aproveita da distração (ou inocência) das pessoas.

O falso Trump “anunciou” que estava dando Bitcoin e Ethereum de graça numa resposta a um tweet do presidente real. Isso pode ter levado algumas pessoas a acreditar que foi o próprio mandatário americano quem postou a oferta.

Publicidade

O post dizia: “Boas notícias. Decidi fazer a maior distribuição gratuita de cripto do mundo. Estou dando 5.000 ETH e 500 BTC para todos os meus leitores”.

Em seguida, o usuário era levado a um link que pedia o envio de valores em criptomoedas para “ganhar” o suposto prêmio. Supreendentemente, a carteira virtual do falso Trump já tem 17 Bitcoins.

Esse valor equivale a cerca de R$ 480 mil. De acordo com o Mashable, não se se sabe se o montante corresponde ao que foi arrecadado com o golpe ou se o valor já estava na carteira do falso Trump.

Segundo o site de tecnologia, o Twitter sabe do problema e afirmou que está tentando combater os golpes. Em um comunicado, a empresa disse que está agindo de maneira proativa para prevenir que esses tipo de contas interajam com outras de maneira enganosa.

Publicidade

“Estamos testando novas medidas para desafiar contas que usam termos comumente associados com campanhas de spam”, afirmou.

(Foto: Reprodução/Twitter)

Caso Elon Musk

No entanto, não é a primeira vez em que o Twitter se vê as voltas com esse problema.  Contas que se passam por perfis famosos têm sido usadas para aplicar golpes.

Na semana passada, a empresa começou a bloquear quem muda seu nome de exibição para “Elon Musk”. A medida foi tomada para evitar que a plataforma fosse usada para outros golpes envolvendo criptomoedas.

O método usado é o mesmo do falso Donald Trump. O golpista deixa sua conta visualmente parecida com a de alguém famoso, como o presidente dos EUA ou o CEO da Tesla. Em seguida, anuncia que está dando algum tipo de criptomoeda de graça.

No entanto, trata-se do mesmo golpe descrito acima. Por isso, é preciso ficar atento mesmo quando um perfil parece legítimo. E até quando tem o selo de verificação.

Publicidade

Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Corretoras fazem ação para ajudar vítimas de enchentes no RS; 4 vão dobrar doações de usuários

Corretoras fazem ação para ajudar vítimas de enchentes no RS; 4 vão dobrar doações de usuários

Binance irá doar vouchers de tokens BNB para moradores do Rio Grande do Sul, enquanto Bitso, Foxbit, Bybit e OKX irão dobrar os valores doados por seus clientes
HANDS, memecoin, mãos, rug pull,

Criador de memecoin disse que não tinha mãos, então não conseguiria “puxar o tapete” — ele mentiu

“NoHandsNoRug”, o criador da memecoin HANDS, disse que não aplicaria um rug pull. Adivinha o que aconteceu em seguida?
Imagem da matéria: Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Desafio do Ethereum é criar interoperabilidade entre segundas camadas, afirmam especialistas

Integrar as dezenas de redes de segunda camada é o próximo grande passo, tanto para programadores quanto usuários finais
Pessoa inserindo chip no celular

Justiça manda TIM pagar R$ 21 mil a cliente que teve celular clonado e perda de criptomoedas

A partir da clonagem do celular, os invasores tiveram acesso ao email e posteriormente a uma carteira cripto na Binance