Trump diz que “nunca permitirá” criação de dólar digital se reeleito

Durante um discurso, Donald Trump chamou as CBDCs de “ameaça perigosa à liberdade”
Donald Trump é fotografado em comício nos EUA

Shutterstock

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu “nunca permitir” a criação de uma moeda digital do banco central dos EUA (CBDC) se for reeleito.

Durante um discurso de campanha em New Hampshire, Trump chamou as CBDCs de “ameaça perigosa à liberdade”.

Publicidade

Numa “promessa de proteger os americanos da tirania governamental”, Trump disse que, “como seu presidente, nunca permitirei a criação de uma moeda digital de banco central”.

“Essa moeda daria ao nosso governo federal o controle absoluto sobre o seu dinheiro”, disse ele. “Eles poderiam pegar seu dinheiro, você nem saberia que ele havia sumido”, acrescentou, prometendo “impedir que ela chegasse à América”.

JUST IN: 🇺🇸 Donald Trump says "As your president, I will never allow the creation of a Central Bank Digital Currency. Such a currency would give our federal government absolute control over your money." pic.twitter.com/lSE2AGYgOm

— Bitcoin Magazine (@BitcoinMagazine) January 18, 2024

A posição do ex-presidente contra as CBDCs faz parte de um afastamento do ceticismo cripto enquanto ele tenta atrair o eleitorado pró-criptomoedas. Ele foi acompanhado no palco pelo ex-candidato presidencial favorável às criptos, Vivek Ramaswamy, que anunciou que estava desistindo da corrida para apoiar Trump após a convenção de Iowa na segunda-feira.

Trump lançou várias coleções de NFTs, ganhando milhões de dólares em Ethereum com suas vendas.

As criptomoedas e a perspectiva de uma CBDC nos EUA se tornaram uma questão polêmica na campanha. Ron DeSantis, governador da Flórida e rival de Trump na indicação republicana, prometeu “acabar com a guerra de Biden contra o Bitcoin” e proibiu as CBDCs no estado. DeSantis também anunciou que a Flórida aceitaria Bitcoin como pagamento de impostos estaduais de empresas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.