O presidente Donald Trump anunciou na terça-feira (21) um perdão para Ross Ulbricht, encerrando a prisão de mais de uma década do fundador da Silk Road.
Em um post em sua rede social, a Truth Social, Trump disse que havia concedido a Ulbricht um “perdão total e incondicional”, citando o apoio do movimento libertário e criticando a forma como o governo lidou com o caso de Ulbricht.
De 2011 a 2013, Ulbricht operou o mercado Silk Road, usando o apelido Dread Pirate Roberts.
Os promotores disseram que o site atendia a mais de 100 mil compradores, facilitando a venda ilegal de drogas e a lavagem de centenas de milhões de dólares. De acordo com o FBI, a Silk Road faturou US$ 13 milhões em Bitcoin por meio de comissões.
Ulbricht foi preso pelo FBI em 1º de outubro de 2013, em São Francisco. Agora com 40 anos, Ulbricht foi condenado em 2015 por acusações que incluíam conspiração para traficar narcóticos e lavagem de dinheiro em conexão com a Silk Road.
Ele recebeu uma sentença de duas penas de prisão perpétua, mais 40 anos sem liberdade condicional, gerando anos de debate sobre a justiça de sua punição. Em sua postagem, Trump classificou a sentença de Ross como “ridícula”.
“A escória que trabalhou para condená-lo era composta por alguns dos mesmos lunáticos envolvidos na armação moderna do governo contra mim”, escreveu Trump na terça-feira.
Desde a condenação de Ulbricht em 2015, a campanha “Free Ross” (Liberte Ross), liderada por sua mãe, Lyn Ulbricht, trabalhou para manter o nome de Ulbricht sob os olhos do público e garantir sua eventual liberdade.
Durante sua corrida para a reeleição, Trump prometeu libertar Ulbricht “no primeiro dia” em uma tentativa de agradar os libertários e a comunidade Bitcoin.
E a libertação ocorreu oito meses depois que Trump reacendeu as esperanças de libertação do fundador da Silk Road.
Leia Também
“Se vocês votarem em mim, no primeiro dia, vou comutar a sentença de Ross Ulbricht”, declarou Trump na Convenção Nacional Libertária de 2024, em maio.
Trump e o movimento libertário
O movimento libertário desempenhou um papel crucial na vitória presidencial de Donald Trump em 2024, mobilizando uma base eleitoral importante em estados-chave.
“Obrigado por honrar sua promessa a Ross, aos nossos membros e aos libertários de todo o mundo, [Donald Trump]”, disse o Partido Libertário no X na terça-feira.
Em 20 de janeiro de 2025, o dia em que Trump assumiu o cargo, a esperança começou a diminuir à medida que o dia passava e nenhuma notícia ou perdão havia sido emitido conforme prometido. Na noite de segunda-feira (20), começaram a circular rumores de que um perdão era iminente.
Espera-se que o perdão de Ross atraia reações agudas tanto de apoiadores quanto de críticos.
Os defensores de Ulbricht há muito argumentam que sua sentença foi excessiva, enquanto os oponentes destacam a escala da atividade criminosa ligada ao extinto mercado da dark web.
Não está claro quando Ulbricht deixará a Penitenciária dos EUA em Tucson, Arizona, onde passou a última década.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.