TRON é Acusada de ter Plagiado seu Whitepaper

Imagem da matéria: TRON é Acusada de ter Plagiado seu Whitepaper

O whitepaper publicado pela plataforma descentralizada de distribuição de conteúdo TRON parece ter plagiado dois outros whitepapers escritos pela Protocol Labs, o da IPFS e o da Filecoin.

TRON é Acusada de Plágio

O caso foi trazido à tona no domingo, quando o fundador do protocolo Labs, John Benet, fez um tweet com uma foto alegando que pelo menos 9 páginas da versão em inglês da TRON foram copiadas dos documentos da IPFS ou da Filecoin, ambos dos quais Benet co-escreveu com outros membros do Protocol Labs.

Publicidade

Uma inspeção mais próxima dos documentos parece confirmar essas alegações, pois existem múltiplas instâncias em que o whitepaper da TRON é muito similar ao texto dos documentos da Filecoin e da IPFS.

Na maioria dos casos, o texto não parece ter sido copiado palavra por palavra. No entanto, as semelhanças em termos de vocabulário e estrutura são muitas.

Isso é evidenciado pelo fato de que, embora as seções transportem fundamentalmente a mesma informação, os documentos da Protocol Labs sempre exibem mais detalhes e, quando aplicável, citam fontes.

Para ver mais detalhes e fotos dos documentos, acesse o site da CCN: https://www.ccn.com/trons-whitepaper-appears-plagiarize-filecoin-ifps/

O fato mais condenatório é que o whitepaper da TRON não cita nenhuma referência, que no mínimo viola a licença Creative Commons sob a qual o whitepaper da IPFS foi publicado, o que permite a reutilização desde que citado como fonte.

Publicidade

TRON remove Whitepaper do site, mas não admite o plágio

O plágio é bastante comum no mundo dos ICOs, mas, como a 10ª maior criptomoeda em valor de mercado, a TRON é, sem dúvida, o maior projeto a ter sido flagrado.

A CCN informou não sabe se o plágio está isolado na versão inglesa do whitepaper ou se está presente também na versão chinesa.

O CEO Justin Sun declarou o seguinte no Twitter:

“Nossa versão original do whitepaper está em chinês e temos uma referência muito detalhada para a versão chinesa mais recente. As versões inglesa, coreana, japonesa e espanhola são traduzidas pelos voluntários. A tradução perdeu inúmeros detalhes importantes e não apenas a referência”, disse Sun.

Apesar desta afirmação, a TRON removeu as versões inglesa e chinesa de seu whitepaper de seu site.

Leia Também: TRON Sobe 150% Com Anúncio de Grande Parceria

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br