Na última década o mundo da criptomoeda esteve dominado majoritariamente por Bitcoin e Ethereum. O Bitcoin foi o pioneiro como ativo baseado em blockchain através da publicação do whitepaper de Satoshi Nakamoto em 2009. Já o Ethereum, cujo lançamento ocorreu em 2015, tem redefinido os parâmetros de casos de uso de blockchain, introduzindo contratos inteligentes e hospedando milhares de novos protocolos ERC 20 que continuam a mover a indústria até hoje.
Além dos dois, vemos outros despontarem no mundo cripto, dentre os quais encontramos a Cardano (ADA).
Cardano surgiu no início da década como um dos projetos de blockchain mais comentados devido ao foco que sua equipe — composta por engenheiros, acadêmicos e um cofundador da Ethereum — deu para a criação de uma plataforma digital livre de intermediários financeiros. Uma plataforma que seja mais inclusiva e sustentável do que outras basedas em blockchain. E hoje Cardano já aparece entre as 10 principais criptomoedas no CoinMarketCap.
O que é Cardano?
Colocando em termos simples, Cardano é um projeto de blockchain descentralizado e de código aberto criado para facilitar as transações ponto a ponto (P2P). Ele possui uma arquitetura em camadas que oferece suporte a contratos inteligentes, facilitando a criação de uma plataforma que é adaptável e escalonável sem comprometer a segurança.
O roadmap da Cardano se iniciou em 2015, liderado por Charles Hoskinson, um cofundador da Ethereum e da BitShares que havia se afastado da Ethereum após um desentendimento sobre a manutenção do projeto sem fins lucrativos.
O que é ADA?
Em 2017 houve o lançamento oficial da ADA, a criptomoeda nativa do blockchain Cardano. O ativo nativo da Cardano foi nomeado em homenagem à matemática do século 19 Ada Lovelace, conhecida como uma das primeiras programadoras do mundo, sendo a primeira pessoa a publicar um algoritmo desenvolvido para ser processado por um dispositivo de “mecanismo analítico”.
Se você investiu recentemente em Cardano, ou está procurando fazê-lo em breve, com certeza vai querer uma carteira segura para armazenar ADA.
O que é uma Carteira de Criptomoeda?
Quando se trata de criptomoedas existem vários tipos de carteiras que você pode usar, incluindo opções online e offline. Alguns exemplos são:
- Carteira Full Node: Se refere ao tipo de carteira em que você controla suas chaves privadas e hospeda uma cópia integral do blockchain;
- Carteira de Custódia: Este tipo de carteira não permite o controle de suas chaves privadas. Um exemplo são os tipos de carteiras fornecidas pelas bolsas de criptomoedas;
- Carteira de Desktop: Normalmente é um aplicativo de desktop que conecta o usuário diretamente às suas moedas e oferece controle total sobre suas chaves e fundos;
- Carteira móvel: Esse tipo de carteira é executado em um aplicativo de smartphone. Eles funcionam como seus equivalentes de desktop, mas são projetados especificamente como aplicativos de smartphone;
- Carteira de Software: Qualquer carteira baseada em software;
- Carteira de Hardware: compreende hardware desenvolvido especificamente para armazenar a criptomoeda e mantê-la segura. Na maioria dos casos são dispositivos USB que podem se conectar à Internet para fazer transações e obter dados antes de serem colocados off-line para transporte e segurança;
- Carteira de papel: Este tipo de carteira permite que você imprima um código QR para as chaves públicas e privadas, após o qual você pode fazer transações com moedas digitais. Com esta opção você pode evitar completamente o armazenamento de dados digitais sobre sua moeda.
Qual é a melhor carteira Cardano?
1. Daedalus
A Daedalus Wallet é considerada a carteira “oficial” de código aberto da plataforma Cardano. Se você estiver navegando no site da Cardano esta é a carteira que estará listada para uso. Algumas de suas principais características são:
● É uma carteira full node, na medida em que baixa todo o blockchain Cardano para nós e valida cada transação no histórico do blockchain;
● Possui uma tecnologia de carteira determinística hierárquica integrada, que permite gerenciar uma quantidade ilimitada de carteiras externas para day trading, holding e muito mais;
● Vem com um feed de notícias para se manter informado sobre todas as atualizações do Cardano, bem como alterações na própria carteira;
● Ele está disponível nos sistemas operacionais Windows, macOS e Linux
2. Yoroi
Se você optar por não ter uma carteira completa, que faça o gerenciamento de todo o blockchain Cardano, a carteira Yoroi é uma ótima opção. Recomendado no site oficial da Cardano, Yoroi não exige que você baixe a rede toda vez que for utilizá-la. Você simplesmente inicia cada transação assim que abrir a carteira.
Yoroi é compatível com o navegador Chrome, mas também pode ser baixado como um aplicativo de smartphone na Play Store ou App Store. A segurança da carteira é garantida, uma vez que todas as suas chaves privadas são completamente criptografadas e nem mesmo são armazenadas nos servidores da plataforma ou compartilhadas com terceiros. Além disso, ela não mantém estatísticas de análise, o que significa que eles não têm ideia de como você gerencia suas moedas.
Sem falar que é uma carteira simplificada, permitindo que todo mundo — incluindo aqueles não muito habilidosos com novas tecnologias — possam tirar proveito dela. Os recursos principais incluem:
● Configuração inicial instantânea;
● Não há necessidade de sincronização de blockchain para operação rápida e fácil;
● Backup e restauração de carteira usando frases mnemônicas;
● Baixo consumo de recursos do sistema, uso mínimo de espaço de armazenamento e largura de banda;
● Suporte para estaqueamento após o lançamento de Shelley;
● Gerador de carteira de papel para armazenamento offline de fundos
Além disso, Yoroi tem um extenso roadmap para o futuro. Eles planejam oferecer suporte a recursos adicionais, lançar um navegador dApp e até mesmo oferecer suporte a transações com várias assinaturas.
3. Adalite
Embora não seja recomendada no site oficial da Cardano, a Adalite é considerada uma opção razoavelmente segura uma vez que seus desenvolvedores, Vacuum Labs, são parceiros reconhecidos do projeto Cardano. No entanto, é importante reconhecer que se trata de uma carteira da web, o que significa que seus ativos estão expostos a riscos, pois estão sempre conectados à internet. Alguns aspectos interessantes da Adalite:
● Você pode acessar Adalite se tiver uma carteira de hardware;
● A acessibilidade pode ser por meio da frase mnemônica da carteira ou do arquivo oficial armazenado em seu computador. Se você escolher a opção mnemônica, terá que inseri-la para desbloquear sua carteira — algo relativamente fácil de se fazer, desde que você guarde a frase em um local seguro;
● Adalite também oferece suporte a estaqueamento de ADA, o que permite que você ganhe juros sobre seus ativos apostados.
4. Ledger Nano X
Ledger é provavelmente a primeira recomendação que você receberá ao procurar uma carteira Cardano. A empresa oferece duas opções confiáveis: Ledger Nano S e Ledger Nano X, que é a versão mais recente e avançada. Sendo uma carteira de hardware, Ledger Nano X:
● Armazena todas as suas chaves privadas offline, o que garante total privacidade e anonimato;
● Tem mais espaço de armazenamento e suporta mais aplicativos (carteiras) a serem instalados;
● O envio, recebimento e o staking de Cardano é equiparável às das carteiras Yoroi e Daedalus;
● Fácil de usar com dispositivos móveis
Se você está planejando comprar Cardano para investir, escolha uma carteira Cardano em que possa contar seus ativos com segurança. Essas quatro opções são certamente um ótimo ponto de partida.
Sobre o autor
Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Naturalizado Brasileiro. É fundador da empresa Growth.Lat e do projeto Growth Token.