GETH, o token nativo que alimenta a rede de testes Goerli do Ethereum está subindo de preço. E isso é um problema.
O token da testnet atingiu o pico de US$ 1,60 no sábado, de acordo com o CoinGecko — e o fato de uma moeda de testnet estar listada em sites de rastreamento de preços é indicativo de que algo deu errado.
Mais importante, porém, é que os desenvolvedores estão se afastando de testar seus aplicativos na rede devido aos novos custos.
O desenvolvedor Ethereum Marius van der Wijden disse ao Decrypt que o problema não é novo, dizendo que depois de quase um ano de discussões sobre como consertar a oferta de GETH, a solução mais fácil é deixar a Goerli “morrer lentamente.”
“Essa é a intenção com todas as redes de teste, elas devem viver por alguns anos”, disse van der Wijden. “Depois disso, torna-se cada vez mais difícil sincronizá-las, por isso elas deixam de ter muita utilidade.”
Segundo ele, o plano é eliminar gradualmente a Goerli enquanto os usuários migram para a rede de teste Sepolia — que já está em execução, mas como uma cadeia autorizada e ainda não está aberta para qualquer pessoa executar um Nó validador.
Leia Também
Testes com segurança
Lançada em 2019, a Goerli é uma das várias redes de teste Ethereum que permite aos desenvolvedores testar com segurança seu código antes de implantá-los na rede principal Ethereum. Para tornar o ambiente de testes o mais real possível, ela também precisava de um token nativo de gas. Esse token gas era liberado gratuitamente através das chamadas “torneiras” e também dos validadores que mantinham a rede de teste ativa e funcionando.
Para acelerar a distribuição aos desenvolvedores, o projeto cripto LayerZero permitia a negociação entre a mainnet e a Goerli para ajudar os desenvolvedores. Este movimento teve o efeito colateral de transformar o GETH em objeto de especulação desenfreada.
Quanto às alternativas, outros desenvolvedores Ethereum, como Tim Beiko, estão propondo uma nova testnet chamada Holli, a qual visa facilitar que desenvolvedores tenham acesso ao ETH testnet e, com isso, eliminem a necessidade de comprar tokens em um mercado secundário.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias