Após derrubar o mercado de criptomoedas ao insinuar que sua montadora de carros venderia o restante dos bitcoins adquiridos neste ano, o CEO da Tesla, Elon Musk, voltou atrás.
“Para esclarecer as especulações, a Tesla não vendeu nenhum Bitcoin”, tweetou Musk na madrugada desta segunda-feira (17), em resposta ao usuário @BTC_Archive.
No domingo (16), o empresário havia comentado ‘de fato’ em um tweet publicado pelo perfil @CryptoWhale, que dizia que “os Bitcoiners vão se dar um tapa no próximo trimestre quando descobrirem que a Tesla se desfez do resto de seus ativos #Bitcoin”.
A insinuação levou o BTC a despencar de US$ 47 mil para US$ 44 mil, registrando o menor preço desde o final de fevereiro.
Além da possível venda, desmentida hoje por ele mesmo, ao longo do final de semana o empresário fez outras críticas à criptomoeda e aos entusiastas do BTC.
Leia Também
Ele disse, por exemplo, que o BTC é “altamente centralizado, com a supermaioria controlada por um punhado de grandes empresas de mineração”.
A investida de Musk contra a moeda começou na semana passada, quando ele falou que a Tesla não aceitará mais BTC como forma de pagamento por causa do gasto de energia associado ao processo de mineração. Detalhe: o anúncio veio poucos meses depois de a montadora dizer o contrário em documentos apresentados à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Entusiastas do setor, como o head de growth da Kraken, Dan Held, começaram a se questionar se o empresário está agindo de forma séria ou simplesmente tentando “trollar” o mercado.