Um terceiro ETF de Bitcoin foi aprovado pelos reguladores de valores mobiliários canadenses. A gestora será a CI Global Asset Management.
O ETF CI Galaxy Bitcoin será lançado amanhã, 9 de março, sob o símbolo BTCX na Bolsa de Valores de Toronto. O novo ETF se juntará ao Purpose Bitcoin ETF (BTCC) e Evolve Bitcoin ETF (EBIT), ambos lançados no mês passado. O lançamento do ETF de Bitcoin nos mercados norte-americanos é outro sinal de que o BTC está se tornando um ativo amigável às instituições, apresentando uma classe totalmente nova de investidores conservadores ao mercado cripto
“Acreditamos que a classe emergente de ativos digitais apresenta oportunidades atraentes de crescimento e diversificação”, disse Steve Kurz, parceiro e chefe de gestão de ativos da GDAM, em um comunicado à imprensa. ”O CI Galaxy Bitcoin ETF oferece um ponto de acesso simples e seguro para investidores tradicionais ganharem exposição ao bitcoin.”
O Galaxy Digital Asset Management, ou GDAM, uma subsidiária da Galaxy Digital, fundada por Michael Novogratz, executará a negociação de BTC e atuará como um sub-consultor para o novo ETF. A CI Global Asset Management submeteu o prospecto do ETF para revisão regulatória em fevereiro.
Os fundos negociados em bolsa tradicionalmente permitem que os investidores se exponham a uma variedade de diferentes ações ou commodities comprando um único ativo negociável. No caso de Bitcoin ETFs, os investidores usam os produtos como um meio simplificado de investir em Bitcoin sem realmente possuir Bitcoin, confiando a custódia e a gestão dos ativos digitais a gestores de fundos por uma pequena taxa.
Outros ETFs de Bitcoin lançados recentemente nos mercados canadenses tiveram um sucesso inicial. O ETF Purpose Bitcoin atraiu mais de US$ 470 milhões uma semana após o lançamento em fevereiro, e o ETF Evolve Bitcoin atualmente tem mais de US$ 54 milhões em ativos sob gestão.
Os pedidos de ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos têm sido repetidamente rejeitados pela SEC, alegando que os mercados de Bitcoin podem ser facilmente manipulados. Mas a administração Biden recentemente inaugurada estimulou esperanças de que os reguladores possam dar uma segunda olhada no assunto, com Valkyrie Digital Assets reenviando um pedido anteriormente retirado em setembro de 2019.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co