Com o colapso da suposta pirâmide financeira BeeFund, outras plataformas passaram a ser apontadas como possíveis golpes nos mesmos moldes, prometendo ganhos fixos diários irreais que viriam por meio de negociação de criptomoedas. WinFund, VAS Cripto e XIP Capital estão entre as plataformas identificadas como tendo indícios de esquemas fraudulentos.
Além disso, há um aumento no número de canais e influenciadores promovendo essas três plataformas, muitos dos quais desempenharam um papel crucial na popularização da BeeFund.
WinFund
A que mais tem chamado atenção é a WinFund, devido à semelhança de nome com a BeeFund. Além disso, a estrutura da plataforma parece replicar o modelo do esquema que prejudicou tantas pessoas recentemente.
“É exatamente a mesma plataforma, até mesmo a paleta de cores usada. E com o mesmo modelo de retornos absurdo por dia”, afirma o youtuber Alexandre Viveiros em um vídeo em qual mostra como é o visual da WinFund, que promete retornos diários de até 7%.
“Muita gente está dizendo que essa plataforma pode ser dos mesmos criadores da BeeFund”, ressalta.
O canal “Pobre Never Mais” também fez um material sobre a WinFund e afirma: “É control c e control v [copiar e colar]. É a BeeFund com outro nome, simples assim. Não duvido que isso seja da mesma quadrilha que fez a BeeFund”.
Além disso, o canal também ressaltou a semelhança visual das plataformas: “O site é o mesmo layout. É igualzinho!”.
VAS Cripto
A VAS Cripto promete 100% de lucro em 40 dias, independente do valor que for colocado. “O site muda, mas o modus operandi é o mesmo”, alerta Viveiros no vídeo no qual investigou a plataforma.
O site da VAS Cripto apresenta uma foto de um homem supostamente chamado Lauri Vargas e que seria o presidente da empresa. “Normalmente são nomes fictícios”, diz Viveiros.
Além disso, prometem um ganho para quem indicar a plataforma para outras pessoas, o que é um sintoma clássico de pirâmide financeira. O youtuber recomenda que as pessoas denunciem o aplicativo da VAS Cripto nas lojas Android e Apple.
XIP Capital
Por fim, Viveiros apresenta a XIP Capital. A plataforma usa um logo muito semelhante ao da firma de investimentos XP, o que já chama a atenção logo de cara.
“Oferece lucros fixos para um mercado de renda variável, com nomes fictícios, igual a BeeFund. Colocam até mesmo o nome da OKX como se a plataforma fosse o fundo de investimento oficial da corretora”, alerta Viveiros.
A promessa da XIP Capital é de 2.000% de lucro por ano. “Se existisse uma plataforma séria que tivesse liquidez para pagar essa taxa de retorno, estava todo mundo rico”.
- Quer fazer uma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@portaldobitcoin.com