Sequestro com resgate em bitcoin termina em tiroteio na África do Sul

Um dos bandidos encurralados teria cometido suicídio
Imagem da matéria: Sequestro com resgate em bitcoin termina em tiroteio na África do Sul

Local da ocorrência foi isolado pela polícia. Foto: Reprodução

Um consultor financeiro de Gauteng, província no norte da África do Sul, foi sequestrado na última quinta-feira (15) por quatro homens que o agrediram e o ameaçaram de morte, caso ele não fizesse uma transferência de bitcoin.

A polícia local foi avisada, localizou o veículo usado pelos criminosos, abrindo em seguida perseguição à quadrilha. A ação resultou em uma troca de tiros e um suposto suicídio. As informações são do site Sowetan Live.

Publicidade

Segundo a publicação, a vítima de 41 anos relatou que havia marcado uma reunião de negócios com dois homens naquele dia. Eles se encontrariam em um posto de gasolina em Pretoria, capital administrativa da África do Sul. Ela pediu para não ter o nome revelado para se resguardar de futuras ameaças.

No entanto, segundo relatou aos policiais, ele não imaginava que se tratava de uma cilada. “Quando nos encontramos na garagem, um deles sacou uma arma e me forçaram a entrar no carro ”, disse ele ao Sowetan Live.

Vítima não possuía bitcoin

O consultor afirmou à polícia não possuir bitcoins e que por isso achou que iria morrer. “Tive muita sorte de escapar com vida porque aqueles caras não pareciam estar brincando”, disse ele, acrescentando que os sequestradores prometeram matá-lo e que em seguida o jogaria em um galpão abandonado se não fizesse a transferência.

O valor exigido pelos sequestradores não foi revelado.

Const Justice Ramaube, porta-voz da delegacia de polícia de Boksburg North, contou mais detalhes ao jornal. Segundo ele, os suspeitos abriram fogo contra a viatura que os perseguia. No revide, o carro com os bandidos foi atingido nos pneus, o que os obrigou a parar.

Publicidade

Ao site Boksburg Advertiser, o oficial disse  viatura se aproximou do veículo de aparência suspeita com cinco ocupantes do sexo masculino. No entanto, ao perceber que estavam sendo observados, começaram a abrir fogo contra a viatura policial que se aproximava enquanto tentavam acelerar.

“Os homens conseguiram deixar o veículo e fugiram a pé enquanto a polícia ainda os perseguia e um outro suspeito foi preso. Os policiais encontraram  a vítima ainda dentro do veículo, disse Ramaube”. 

Ele acrescentou que um dos suspeitos foi encurralado em uma casa na cidade de Boksburg, região de Ekurhuleni, onde deu um tiro na própria cabeça; mas não revelou, porém, se ele veio a morrer. Segundo Ramaube, dois suspeitos continuam foragidos. O caso foi registrado com sequestro seguido de roubo.

Sequestro e golpe na África do Sul

Há cerca de três anos, o estudante Katlego Marite, na época com 12 anos, foi sequestrado por uma quadrilha na província de Mpumalanga enquanto brincava com amigos bem próximo à sua casa, no subúrbio de Tasbet Park. Os criminosos exigiram US$ 120 mil em Bitcoin. Cerca de uma semana depois o garoto foi encontrado e a polícia se recusou a falar se o resgate foi pago.

Publicidade

O caso mais recente que envolve crime com bitcoin na África do Sul remete aos irmãos Raees Cajee e Ameer Cajee, que sumiram do mapa após aplicar um suposto golpe de US$ 3,6 bilhões por meio da falsa corretora de criptomoedas Africrypt. Segundo o The Guardian, eles compraram passaportes de Vanuatu, um arquipélago no sul do Oceano Pacífico.