SEC tem até quinta para decidir sobre um pedido de ETF com Bitcoin

Imagem da matéria: SEC tem até quinta para decidir sobre um pedido de ETF com Bitcoin

Placa de Wall Street, centro financeiro dos EUA (Foto: Benoît Prieur/Wikimedia)

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) tem até a próxima quinta-feira (23) para divulgar seu veredicto sobre o pedido da ProShares para negociar fundos de índices (Exchange-Traded Funds, ETF) com base em valores do bitcoin. Segundo regulamento interno do órgão, não é mais possível postergar a decisão.

A companhia requereu dois pedidos com títulos diferentes, a ProShares Bitcoin ETF e a ProShares Short ETF. Apresentados em setembro de 2017, regulamento da SEC exige que a Comissão tenha 45 dias para decidir sobre ETFs, contando a partir da publicação no U.S. Federal Register. A organização, porém, pode adiar a decisão para até 240 dias.

Publicidade

Segundo publicado no Coindesk, o documento da ProShares notava que, à época, o mercado de futuros era principiante e que “não é possível haver certeza de que um mercado de ações com contratos de futuros em bitcoin se desenvolva ou seja mantido”.

Em 19 de dezembro de 2017, a ProShares pediu para retirar a decisão anterior da SEC que havia negado diversos pedidos da empresa para operar com a categoria de investimento em Bitcoin. A agência estatal rejeitou os pedidos alegando problemas relacionados à alta volatilidade do valor do criptoativo.

A Direxion Shares, a VanEck e a First Trust Advisors também receberam a mesma decisão. Em julho de 2018, como reportou o Portal do Bitcoin, a exchange Gemini, dos irmãos e investidores Cameron e Tyler Winklevoss teve seu pedido rejeitado pela Comissão pela segunda vez, quebrando expectativas do setor e levando o Bitcoin a sofrer forte queda.

Os pedidos da ProShares são dois dos nove requerimentos que a SEC deve rejeitar ou aprovar nos próximos dois meses.

Publicidade

A organização tem tido atitude conservadora com todas as empresas que operam com criptomoedas. Constituída por quatro membros, apenas Hester Peirce tem tido decisões favoráveis com os pedidos, chegando a fazer declarações públicas favoráveis ao mercado de criptomoedas.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br