Imagem da matéria: SEC abandona processo contra Gemini e presidente da exchange exige demissões
Irmãos Winklevoss (Foto: Flicker/Divulgação)

O empresário Cameron Winklevoss, cofundador e presidente da Gemini, foi ao X exigir que os funcionários da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) envolvidos na investigação contra sua corretora sejam demitidos. Recentemente, a agência anunciou que havia encerrado o procedimento e que não seguiria com acusações contra a companhia. 

Em uma longa publicação no X, Winklevoss deixou claro que não está satisfeito apenas com o fim dos procedimentos de investigação. O empresário ressaltou que as ações da SEC fizeram a empresa gastar milhões de dólares em uma defesa e desperdiçar horas de produtividade e inovação.

Publicidade

“O comportamento da SEC em relação a outras empresas e projetos de criptomoedas custou ordens de magnitude a mais e causou uma perda incalculável no crescimento econômico dos Estados Unidos”, disse Winklevoss. 

Um dos pontos do empresário é que, sem punição, agentes federais podem se sentir encorajados a no futuro voltar a “assediar e atacar” a indústria das criptomoedas.

Winklevoss chega a dizer que as empresas deveriam ser reembolsadas em um valor de três vezes o custo das despesas legais se a investigação tiver sido feita de modo que a autoridade “se recuse a estabelecer regras antes de iniciar uma investigação ou tomar uma ação de execução”. 

“Não deveria ser aceitável mobilizar todo o poder do governo dos EUA contra empresas emergentes de uma indústria nascente e depois se esconder atrás de uma agência sem rosto ou dizer que estavam ‘apenas fazendo seu trabalho’ ou ‘seguindo ordens’. Esses indivíduos tinham uma escolha”, escreveu Winklevoss.

Publicidade

“Eles poderiam ter pedido para serem realocados ou renunciado. Ninguém os forçou a trabalhar na SEC. No entanto, eles escolheram violar seu juramento e a missão da agência de ‘ter um impacto positivo na economia dos EUA, nos mercados de capitais e na vida das pessoas’, e, em vez disso, ajudaram e incentivaram uma guerra ilegal contra uma indústria legal.”

Desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, a SEC mudou radicalmente sua posição em relação ao setor cripto; encerrou as investigações contra a Robinhood, Uniswap e OpenSea. No caso da Binance, fez um acordo no dia 11 de fevereiro para congelar a investigação por 60 dias.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB colabora com a Polygon Labs para iniciativa de tokenização de US$ 200 milhões

MB colabora com a Polygon Labs para iniciativa de tokenização de US$ 200 milhões

A terceira maior plataforma de tokenização de crédito privado do mundo une forças com a Polygon Labs para acelerar a inovação financeira na América Latina
Criptomoedas sob bandeira da Rússia

BC da Rússia quer liberar criptomoedas para investidores milionários

O Banco Central da Rússia (CBR) propôs ao governo um sandbox regulatório de três anos para cripto, restrito a investidores qualificados
Imagem da matéria: Irmão de breakdancer viral das Olimpiadas é acusado de fraude com criptomoedas

Irmão de breakdancer viral das Olimpiadas é acusado de fraude com criptomoedas

Brendan Gunn foi acusado de usar dinheiro que pode ser proveniente de atividades criminosas com criptomoedas
Imagem da matéria: Trump planeja revogar regras fiscais de cripto e assinar lei sobre stablecoins até agosto

Trump planeja revogar regras fiscais de cripto e assinar lei sobre stablecoins até agosto

O presidente Donald Trump detalhou como os EUA planejam afirmar sua liderança no setor durante a primeira cúpula cripto na Casa Branca