O bilionário Bill Gates voltou a falar sobre o bitcoin e desta vez ele foi mais crítico à criptomoeda. Durante uma entrevista à Bloomberg na segunda-feira (22), o cofundador da Microsoft usou de uma ironia para alertar os investidores encantados pelas recentes ações de Elon Musk no Twitter.
A apresentadora e âncora do Bloomberg Technology, Emily Chang, pediu a opinião de Gates sobre o fato de o preço da criptomoeda poder cair ou subir com base em apenas um tuíte de Elon Musk. Ela também considerou a premissa de que neste ano a Tesla pode ter ganho mais dinheiro com seus investimentos em bitcoin do que com as vendas de carros elétricos em 2020.
“Qual sua opinião sobre isso?”, perguntou Chang.
“Bem, veja que o Elon tem muito dinheiro e é muito sofisticado. Então, sabe, eu não estou preocupado se seus bitcoins vão subir ou cair, mas eu acho que as pessoas que se interessam nessas manias podem não ter tanto dinheiro para gastar. Se você tem menos dinheiro do que Elon, provavelmente deveria tomar cuidado”, disse Bill Gates
Bitcoin demanda muita eletricidade, diz Bill Gates
Bill Gates é um ambientalista e tem até publicação sobre o tema. O livro ‘How to Avoid a Climate Disaster: The Solutions We Have and the Breakthroughs We Need’, por exemplo, é pautado em como evitar um desastre climático.
Sobre isso, ele citou suas razões ambientais para criticar o bitcoin. Ele ressaltou que a produção de apenas uma moeda demanda uma grande quantidade de eletricidade, além de ressaltar que as transações são anônimas e que não são reversíveis — Ele se referiu ao blockchain do Bitcoin; por conta do seu código, uma vez executada a transação, não pode ser mais revertida.
Não possui bitcoin
Na semana passada, contudo, o bilionário havia se mostrado neutro em relação ao bitcoin. “Não possuo Bitcoin e nem aposto contra”, disse numa entrevista à CNBC.
Na sequência, o empresário comparou o papel do Bitcoin ao da Fundação Bill e Melinda Gates. “Penso que mover o dinheiro para um formato digital e diminuir os custos das transações é algo que a Fundação faz, nos países em desenvolvimento”, ele disse.
“Porém, preferimos uma maneira em que você pode reverter a transação e ter visibilidade total sobre ela”, continuou. Para ele, isso dificulta a utilização de dinheiro para os fins ilícitos.
Isso também foi lembrado no Bloomberg Technology, quando Gates enalteceu a ação da Fundação. Para ele, mesmo que o projeto não tenha uma visibilidade como o bitcoin, é um engajamento muito positivo e que eventualmente pode chegar a países mais pobres.